Aconteceu no Estádio do Engenhão no Rio de Janeiro, no final de semana passado, o Troféu Brasil de Atletismo, a competição mais importante do esporte no ano.

Waldemar Montezano foi homenageado pela Federação Carioca e Confederação Brasileira de Atletismo e por seus ex-atletas pela dedicação ao Atletismo, seus resultados como atleta, posteriormente como treinador, levando com honra o nome do Brasil ao exterior.

Estavam presentes muitos Campeões Olímpicos como Zequinha Barboza, Joaquim Cruz e Campeões Sul-Americanos como Jorge Arcanjo, Carlos Alberto Alves, Elisabeth Montezano e muitos outros atletas, que o reverenciaram e relembraram as tantas e tantas glórias que conquistaram juntos.

“Monteza” como carinhosamente é chamado por seus ex-atletas, mudou a vida de muitos, dando a eles oportunidades que lhes trariam um futuro, reconhecimento, valores e uma carreira consolidada.

A Homenagem foi linda, com muitos e muitos abraços de agradecimento e saudades dos comandados a seu comandante, o Campeão da Vida, Waldemar Montezano…

Sobre o Waldemar Montezano

Nascido na Fazenda Água Limpa, município de Vieiras em Minas Gerais em 1938.

Aos 17 anos foi para o Rio de Janeiro e ingressou na Brigada Pára-quedista.

Lá conheceu o Atletismo.

Competiu pela primeira vez no Exército aos 17 anos, no Campo dos Afonsos, vencendo a prova, e então foi convidado à equipe do Botafogo, onde teve destaque correndo provas de 100m, 200m e 400m rasos.

No ano seguinte foi convocado para Seleção Brasileira nos jogos Íbero – Americanos na Espanha em Madrid.

Já pelo Flamengo, competiu em vários campeonatos no Brasil e no exterior se tornando sócio laureado, pela conquista de cinco Campeonatos Brasileiros na prova de 400m rasos.

Após se transferir para o Vasco da Gama foi Campeão Sul-Americano de 400 metros rasos.

Ainda pelo Vasco, passa a ser treinador, obtendo destaque com atletas de alto rendimento e com nível internacional como os campeões Sul – Americanos: Rui da Silva, Delmoda Silva, Cosme do Nascimento, Jorge Arcanjo,  EvaldoRosa, Carlos Alberto Alves, entre outros…

Foi treinador das Forças Armadas em vários campeonatos mundiais de Cross Country, com grande destaque.

Por muitos anos, foi campeão das Olimpíadas do Exército, descobrindo atletas de renome internacional como o recordista mundial do salto triplo João Carlos de Oliveira.

Participou de vários cursos nacionais e internacionais pela Confederação Brasileira de Atletismo e pelo MEC.

A convite do MEC, Montezano cursou na Universidade de Mainz, na Alemanha Ocidental por dois anos.

Em seguida, ministrou cursos e palestras Brasil afora.

Trabalhou também em São José dos Campos montando uma equipe vencedora, conquistando os Jogos Abertos.

Waldemar Montezano, encerra sua carreira esportiva no Cefan (Marinha do Brasil) com glórias, muitos amigos e filhos do esporte que carrega para a vida.

“Tenho a honra de ter servido ao esporte e ajudado a tantas pessoas a terem uma vida melhor, agradeço a Deus por tudo. Obrigado a todos!” Disse Montezano emocionado.

Share: