Uma noite de grandes emoções para 180 casais, que tiveram a oportunidade de formalizar a união civil de forma gratuita, em uma cerimônia especial e marcante, no Salão Nobre da FAMINAS. A 2ª edição do Casamento Comunitário é uma iniciativa do curso de Direito da instituição de ensino superior, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), e os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais de Muriaé, Itamuri, Belisário, Vermelho e Pirapanema, Boa Família e Rosário da Limeira. 

 

Com direito a marcha nupcial e entrada com tapete vermelho, as cerimônias aconteceram em dois blocos (às 16h e às 19h), tendo a participação de 90 casais, junto de seus familiares e amigos, em cada um deles. O evento contou, ainda, com a presença do prefeito de Muriaé, Marcos Guarino, representantes dos Cartórios da região e da 36ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, que, também, esteve entre as apoiadoras do projeto. 

 

A celebração do Casamento Comunitário foi a última etapa do projeto Mutirão do Casamento Civil, cuja proposta é regularizar do estado civil de casais que vivem juntos há mais de um ano, como se já fossem casados. Os interessados se inscreveram, ao longo do mês de março, e todos que estavam dentro dos pré-requisitos, inclusive apresentando a documentação exigida, foram contemplados com a realização de todo o processo de forma gratuita. O projeto foi iniciado em 2021 e, até o momento, já beneficiou 400 casais. 

“É com grande satisfação que hoje, quase oito meses depois da primeira celebração do Casamento Comunitário, estamos aqui para entregar a vocês a tão esperada certidão, que formaliza o pleno exercício da cidadania, a garantia dos direitos civis e a segurança jurídica. Ficamos imensamente felizes em poder compartilhar desse momento e desejamos que só fortaleça ainda mais os laços de amor que os uniram”, afirmou Margarida Espósito, coordenadora do curso de Direito da FAMINAS. 

 

Juiz responsável pelo Cejusc da Comarca de Muriaé, Dr. Juliano Carneiro Veiga presidiu a cerimônia. “Nesta noite, formalizamos o matrimônio, uma experiência que muitos de vocês já vivem há anos. Temos casais com 40, 50 anos de história. Mas, independentemente disso, o que importa é o amor e a intensidade que trouxeram cada um de vocês até aqui”, disse Dr. Juliano aos casais, antes da entrega das certidões. O juiz de paz de Muriaé, Aílton Lopes, também deixou sua mensagem especial aos noivos. 

 

Giane Carla e Rafael Moreira, que já moram juntos há dois anos, estiveram entre os casais contemplados e garantiram uma comemoração em dose dupla: “Hoje, estou aqui, comemorando meu casamento e, também, o meu aniversário. Ficamos muito felizes com a oportunidade e queria agradecer a todos que nos ajudaram a realizar nosso sonho”, concluiu Giane. 

Share: