Intérprete dá informações em Libras de edital do Pism 2023 da Universidade Federal de Juiz de Fora — Foto: Reprodução/UFJF


As inscrições começaram no dia 18 de julho. A versão ilustrada segue o formato da campanha ‘Não perca essa trend!’ e contém 12 páginas.

Após divulgar o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2023, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou na quarta-feira (27) versões nos formatos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ilustrado.

Segundo a instituição, o edital resumido ilustrado torna o documento mais atrativo para a leitura do público jovem. A versão segue o formato da campanha “Não perca essa trend!” e contém 12 páginas.

O edital ilustrado traz as seguintes informações:

  • O que é o vestibular seriado
  • A quantidade de vagas e cursos que são oferecidos
  • Informações sobre o sistema de cotas
  • Como se inscrever
  • Pedido de isenção
  • Como requerer atendimento especial e/ou o uso do nome social durante a realização das provas.
 

A coordenadora da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), Katiúscia Antunes, informou que a ideia desse material é modernizar o edital e trabalhar na perspectiva de promover acessibilidade, para que os estudantes compreendam melhor aquele conteúdo.

“Facilita a compreensão das principais informações, mas, é preciso que o estudante também fique atento às outras questões que são encontradas apenas no edital principal”.

De acordo com coordenadora, o edital resumido em libras segue a mesma perspectiva do ilustrado, contudo promove maior acessibilidade aos candidatos surdos. A versão está em formato de vídeo, tem cerca de 35 minutos e foi realizado pela equipe de intérpretes da UFJF.

“Para os candidatos surdos é um princípio importante da acessibilidade. Dessa forma, o vestibular seriado busca garantir a melhoria da comunicação com os estudantes que compõem esse grupo”.

Os editais ilustrado e em Libras do Pism 2023 da UFJF estão disponíveis na internet.

Edital

UFJF divulgou no dia 5 de julho a retificação do edital para o Pism 2023. A nova data para as inscrições começa no dia 18 de julho a partir das 15h e vai até às 18h de 5 de setembro.

De acordo com a instituição, serão 2.263 oportunidades, distribuídas entre 75 cursos de graduação, sendo 1.903 para o campus de Juiz de Fora e 360 para o de Governador Valadares (MG).

Fonte: G1/Zona da Mata

Share: