Em cerimônia especial realizada na  AABB  no sábado dia 20 aconteceu a entrega da Comenda Maçom “Lenine Brum Junqueira Passos” aos indicados pelas  lojas maçônicas muriaeenses, Ad gloriam et Sapientiam; Labor, Força e Virtude; Missionários da Luz e Seareiros da Paz.

A cerimônia foi conduzida pelo maçom José Alexandre  e contou com a presença dos vereadores Dr. Frederico Faria ( autor da comenda) ; Anderson Oliveira ( representando o presidente da Câmara de Muriaé e do prefeito Dr. Marcos Guarino.  

A comenda é uma homenagem pelo Dia Municipal do Maçom (20 de agosto), em conformidade com a Lei Municipal 6.096/2021, de autoria do vereador Dr. Frederico Faria e aprovada pela Câmara, como reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento e à grandeza do município.

A solenidade contou ainda  com a presença de vários convidados e integrantes de outras lojas maçõnicas .

Dr. Marcos Guarino de Oliveira, disse em seu rápido discurso que esta “é uma justa homenagem para um grande advogado e maçom de nossa cidade que foi o doutor Lenine.  A entrega da Comenda às quatro lojas maçônicas foi uma cerimônia muito bonita e merecida, elogioando o projeto feito pelo vereador  Dr. Frederico Faria”.

Teodorico Torres, delegado do sereníssimo grão mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais falou em nome das Grandes Lojas Maçônicas, enfatizando a “alegria participar de uma cerimônia que comemora o Dia do Maçom. Com a Lei Municipal, vamos poder comemorar ainda mais esta data. Agradeço ao vereador Dr. Frederico e à Câmara Municipal que hoje trouxe para nós um presente, uma homenagem a nós maçons”.

O vereador Dr. Frederico Faria disse em seu discurso que, quando indagado pela homenagem aos maçons, cujo ocultismo de suas sessões pode assustar, mas os resultados vão além do conhecimento. “As personalidades da maçonaria em Muriaé são todas merecedoras dos nossos aplausos e da nossa mais elevada consideração pelos relevantes serviços prestados à instituição e ao Estado de Minas Gerais. Os maçons são pessoas abnegadas que, historicamente, têm abraçado as causas em defesa dos interesses maiores da coletividade, do bem comum, da justiça, da igualdade e dos direitos fundamentais do cidadão”, disse ele.

 Lenine Brum Junqueira Passos.

 Lenine Brum Junqueira Passos nasceu em Muriaé no dia 18 de abril de 1926. Filho de Vivaldi Junqueira Passos e Everilde Brum Passos. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1949, tornando-se um grande advogado de nossa cidade. Casou-se com Iracema Freitas Passos, com quem teve três filhos: Leir, Aluizio e Mirel. Também foi um dos fundadores do 1º Hotel Fazenda da região: o Hotel Fazenda Y – Juca Pirama.

Doutor Lenine, como era carinhosamente chamado por todos, deixou marcado na história política de Muriaé o seu trabalho na Câmara Municipal. Foi vereador por quatro mandatos consecutivos, representando com afinco o Distrito de Itamuri.

Nos anos de 1989 e 1990, ocupou o cargo de presidente da Câmara. Inclusive, em 1989, foi o primeiro do Estado de Minas Gerais a promulgar a Lei Orgânica Municipal. Posteriormente, veio a colaborar com muitos outros municípios mineiros na elaboração de suas Leis Orgânicas, dado seu vasto conhecimento político e jurídico.

Advogado criminalista e agrimensor, Dr. Lenine foi também membro desta Loja Maçônica Labor, Força e Virtude, tornando-se, em 1962 (aos 36 anos), seu Venerável Mestre.

Dr. Lenine morreu em 21 de novembro de 2003, aos 77 anos, deixando um grande legado para a história da nossa cidade.

 Comenda Maçom “Lenine Brum Junqueira Passos”

 Receberam das mãos do autor da homenagem vereador Dr. Frederico Faria  os maçons Agripino Torres Filho

 pela Loja Maçônica “Sereiros da Paz”e Fernando Cesar Lopes pela Loja Maçônica “Ad gloriam et Sapientiam” e pelo vereador Anderson Oliveira representando o presidente da Câmara de Muriaé os maçons Jairo Mazzini Teixeira pela Loja Maçônica “Missionários da Luz”e Amir Lacerda pela Loja Maçônica “Labor, Força e Virtude”.

O evento contou com o coquetel e jantar preparado pelo Dutra ao som de música ao vivo onde os convidados celebraram o dia do maçom com várias homenagens e um ambiente de confraternização. 

Fonte e fotos: Cidadã de Muriaé 

Share: