O Lions Clube Muriaé Helen Keller sediou, na noite de sexta-feira (25), o evento do ‘Concurso Cartaz da Paz’, realizado anualmente em todo o mundo desde 1988. Sob a Assessoria da CaL Wanderly Torres de Azevedo, a festiva ocorreu no Teatro Zaccaria Marques e teve como objetivo levar estudantes de 11 a 13 anos a elaborarem reflexões sobre a paz em um cartaz para, posteriormente, competirem com outras produções artísticas. O concurso acontece na primeira etapa, a nivel regional, o clube escolhe e manda para o Distrito, em seguida escolhe o melhor dentro do tema e segue para o Distrito Múltiplo, por fim vai para o Lions Internacional. O tema desta edição foi “Liderar com Compaixão”.

A equipe de jurados convidados para avaliar os cartazes foi composta pelos profissionais das áreas da Educação e Arte: Alexandra Cristina dos Santos, Cristina Bicalho Canedo Freitas, Iranete Pereira Sardinha da Mata, João Carlos Pereira Vargas e Pedro Henrique Lopes Gabeto. Já os finalistas foram, em ordem de classificação: Ismael Vieira Santos, LC Nanuque – Centro, Valentina Proba Lessa Turetta, LC Muriaé Helen Keller e Beatriz Moutim, LC Conselheiro Pena.

A Assessora do Concurso Cartaz da Paz e Presidente Imediata do Lions Clube Muriaé Hellen Keller, Wanderly Torres de Azevedo, em seu discurso, frisou o compromisso da instituição com os jovens. “O tema que clama atenção para todos nós é a compaixão. Madre Tereza de Calcutá já afirmava: ‘não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo, e sim o amor e a compaixão, pois a paz começa com um sorriso’. E, assim, os nossos jovens, futuros responsáveis pelo amanhã, sentirão a necessidade de aliviar o sofrimento do outro e serão impulsionados a mover essa extraordinária força interior: a compaixão que existe no ser humano”, disse.
“Meus agradecimentos à Diretora da Fundate Wânia Muhad Bittencourt, por ter nos cedido o espaço, aos jurados que prontamente aceitaram o meu convite, os clubes que participaram, o nosso Governador Celestino Januário Bacelar, a todos os presentes e também às CCaLL que ajudaram na organização dessa festiva. Lembrando que dia 2 de dezembro estamos indo para Claudio MG, onde acontecerá o II RGD para a entrega dos prêmios”, finalizou Wanderly.

A Presidente da Divisão D2 do Distrito LC 12, Helen Mara Silva Calhau de Rezende, veio de Miraí prestigiar o evento. Em entrevista à reportagem do Jornal Folha do Sudeste, ela falou sobre os propósitos do concurso e parabenizou o Lions Clube Muriaé Helen Keller pela organização. “Essa campanha do Lions Internacional acaba nos motivando e emocionando sempre. A cada ano, um tema é escolhido. Neste ano, é a segunda vez que participamos deste Concurso do Cartaz da Paz. À medida que vamos ouvindo sobre o tema e seu significado, nós nos emocionamos e notamos como faz falta esta parada em nosso dia a dia corrido. Nós trabalhamos muito, mas também é muito importante parar e analisar o que faz a diferença em nossa vida. Tenho que confessar que fiquei muito emocionada com o tema. O concurso foi muito bem conduzido pela Companheira Wanderly. Afinal, o Lions Clube Muriaé Helen Keller é maravilhoso e tem muitas integrantes da área da Educação, que é tão importante para a vida das pessoas, parabenizo também a nova presidente Maria Emilia, pelo trabalho que está desenvolvendo à frente do Clube”, avaliou.

A finalista Valentina Proba Lessa Turetta, estudante do 6⁰ ano do Colégio Santa Marcelina, em entrevista à nossa reportagem, descreveu suas perspectivas em relação ao cartaz com que concorreu. “Estou muito feliz, pois é a primeira vez que participo e já conquisto o segundo lugar. No desenho eu expressei a paz e o trabalho de muitas pessoas que já faleceram, como: um professor cientista, uma religiosa e um filósofo, que provaram que o Amor e a Compaixão devem mover o mundo, além do trabalho em conjunto que dá certo, apesar das diferenças”, contou.

O Governador do Distrito LC12, Celestino Januário Bacelar, também esteve presente na festiva e, em entrevista, demonstrou gratidão pelo sucesso do concurso e prestou agradecimentos. “É sempre uma satisfação estar em Muriaé, pois é uma cidade acolhedora. Gostaria de dizer também que este evento é muito importante em âmbito internacional. O Lions Internacional apresenta um tema para os países integrantes, e cada distrito desenvolve a atividade de eleger um cartaz. Este trabalho foi muito bem desenvolvido pela Companheira Wanderly e por todos os clubes de serviços que participaram do evento. Quero deixar meu abraço e parabéns a todos, agradecendo as escolas, diretores(as), pais de alunos e participantes que trouxeram sua mensagem através da arte. O tema foi escolhido pelo Lions Internacional e espalhado para o mundo todo. Cada país tem suas visões e distritos, e os cartazes classificados são encaminhados para o Lions Internacional. O Lions Clube Muriaé Helen Keller é sempre muito ativo e dinâmico, e todos estão de parabéns”, afirmou.

Share: