A Secretaria de Saúde capacitou nesta quinta-feira, 26/01, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), visando o combate à dengue no município, principalmente com a realização dos mutirões que seguirão uma escala para atender toda a comunidade.
O treinamento serviu para mostrar o Plano de Ação em Combate à Dengue no município que terá início neste sábado no distrito de Vermelho, nos residenciais Vermelho 2 e Nova Muriaé e nos bairros Aeroporto, Santo Antônio e São José.
Um dos objetivos da capacitação é o repasse de informações sobre o Levantamento de Infestação Rápida do Aedes aegypti (LIRAa), tornando os ACSs multiplicadores de ações no combate ao vetor, sensibilizando-os quanto à questão. “Por meio da orientação e da intervenção dos agentes junto à comunidade, é possível tornar mais fácil o planejamento de ações de combate aos focos do mosquito”, explica Luiza Agostini, secretária municipal de Saúde.


O índice de notificações ocorridas nestas primeiras semanas de janeiro ligou o alerta e a preocupação, uma vez que foi considerado alto.
“Estamos diante do grave problema de saúde pública que é a dengue. Nosso desafio é trabalhar a consciência de cada cidadão brasileiro quanto aos fatores que determinam esta doença e de que maneira podemos concentrar esforços para buscar seu controle”, explicou aos agentes reunidos no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Share: