Servidores da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente plantaram 50 mudas de árvores nativas em uma área de preservação que estava degradada no bairro João XXIII na manhã desta sexta-feira, 27 de janeiro.
O objetivo é contribuir na recuperação de áreas degradas e desmatadas por ações humanas. “Todos os anos este local sofre com queimadas provocadas e, recuperar com o replantio de árvores faz com que recuperemos o equilíbrio da Terra não só pela realização da fotossíntese, mas por diversas outras funções que realizam. Elas absorvem a radiação solar e o gás carbônico durante o dia, liberam oxigênio e água, regulam a temperatura sobre a umidade do ar e as chuvas, ajudam a diminuir a poluição do ar”, explicou o secretário Mauro Aquino, que esteve presente e ajudou no serviço.


Também estavam na área, policiais do Meio Ambiente e membros da Associação de Moradores do Bairro João XXIII.
Mauro Aquino lembrou que outra grande vantagem das espécies de árvores nativas é a resistência a pragas, pois já criaram um mecanismo de defesa natural contra esses seres nocivos. “Muitas dessas árvores até mesmo são recomendadas em plantios orgânicos, pois não necessitam do uso de agrotóxicos”, esclareceu.

Share: