O Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT certificaram que o Município Muriaé/MG integra o Mapa do Turismo Brasileiro registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.

O certificado é válido até 15 de maio de 2024 e foi assinado pela Ministra de Estado do Turismo, Daniela Carneiro e pela secretária Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, substituta, Débora Vieira Barboza.

A ministra ainda reconheceu o Conselho Municipal de Turismo de Muriaé, registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro e a a Instância de Governança Regional – Serra do Brigadeiro, registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, representado pela Associação dos Municípios do Circuito da Serra do Brigadeiro “Abriga”.

Importância do reconhecimento:

O Mapa do Turismo define a área a ser trabalhada e referenciada em termos de políticas públicas pelo Ministério, categorizando os municípios e identificando o desempenho econômico a partir das variáveis: Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem; quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem; quantidade estimada de Visitantes Domésticos; de visitantes Internacionais e a arrecadação de impostos federais através dos meios de hospedagem.

Receberam a classificação B os municípios de Juiz de Fora e Muriaé na região da Zona da Mata Mineira.
Muriaé tem importância regional por ter grandes cachoeiras; serras, picos, pedras e mirantes naturais em sete distrítos como destaque o Pico do Itajuru; Pedra de Santa maria; Gruta da Pedra Santa; pontão da Água Limpa; rampa de Vôo Livre; Cachoeira da Usina da Fumaça; Cachoeira do Naor e Cachoeira do Escorrega. Na área urbana ainda conta com o Horto Florestal, Complexo do Cristo e Lagoa da Gávea. Como patrimônio histórico e cultural, Muriaé ainda possui atrativos como o Grande Hotel Muriahe, o Paço Municipal (Antiga sede da prefeitura) e a biblioteca municipal Vivaldi Wenceslau Moreira.

Materia e Fotos: PMM 

Share: