A Câmara de Muriaé realiza nesta segunda-feira, 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a solenidade de outorga da Ordem do Mérito Chico Mendes. Serão 18 homenageados entre pessoas e organizações públicas, privadas e ONGs que de alguma forma tenham contribuído para a preservação do meio ambiente e proteção do ecossistema. A solenidade será realizada no Plenário da Câmara às 19h, após o encerramento da sessão semanal que, excepcionalmente nesta semana, acontecerá das 17h às 19h.


Os homenageados são indicados pelo presidente da Câmara, prefeito e vereadores. Seguem a relação dos agraciados de 2023:

PRESIDENTE DR. GERSON VARELLA NETO
Homenageado: 2º Sarg. PM Jardel Silva de Paula

Serve na atividade especializada de Meio Ambiente há mais 12 anos, tendo participando de inúmeras ações que visaram a defesa e preservação do Meio Ambiente em seus diversos segmentos. Atua diretamente na preservação do Parque Estadual Serra do Brigadeiro e demais Áreas de Proteção Ambiental. Atua também no combate aos crimes contra a natureza e seus recursos e promove constantemente campanhas de recuperação de nascentes, áreas degradadas e recursos hídricos. Atualmente lidera uma equipe de cinco militares, com o compromisso de promover a segurança e tranquilidade à população de dez municípios focando em Ações de Preservação Ambiental.

PREFEITO MARCOS GUARINO
Homenageado: Fábio Rodrigues Laureano

Fábio Laureano tomou posse como promotor de Justiça em junho de 1997. Atuou nas Promotorias de Justiça das comarcas de Teixeiras, Miraí, chegando a Muriaé em setembro de 2003, onde ainda é titular da 4ª Promotoria de Justiça. Exerce atualmente o cargo de Coordenador Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

VEREADOR ADEMAR CAMERINO
Homenageado: Douglas Barbosa Castro

Professor, Engenheiro Agrônomo e pesquisador, atualmente, contribui desenvolvendo pesquisas científicas voltadas à Sustentabilidade, ao aperfeiçoamento de práticas sustentáveis na agricultura, participando ativamente de Congressos, Simpósios e Workshops, no âmbito nacional e internacional. Desde 2015, é docente no curso de Ciências Biológicas da Faculdade Santa Marcelina de Muriaé, contribuindo com a formação de professores e biólogos na região. Também atua na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Muriaé, contribuindo para a Preservação, Proteção e Educação Ambiental no município. Formado na Universidade Federal de Viçosa, mestre e Doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, é especialista em docência no ensino superior.

VEREADOR ANDERSON DA CAIXA
Homenageado: Reinaldo Barberine

No ano de 1996 iniciou sua luta ecológica pela proteção e preservação do Meio Ambiente, atuando no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé e Região. Em 2005 passou a integrar a equipe da CPT – Comissão Pastoral da Terra na região – com forte trabalho nos distritos de Muriaé, principalmente junto às comunidades rurais. Acredita e atua em trabalhos de parceria como a Cáritas do Brasil, Instituto Iracambi e MAM – Movimento Anti Mineração. Vê nosso planeta como local sagrada, como a nossa Casa e dela temos todos que cuidar. Sua fala em vários momentos é: “A animação bíblica encarnada na realidade me anima na caminhada. Amanhã haverá um novo dia, um novo sol”.

VEREADOR AFONSO DA SAÚDE
Homenageada: Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente – P.M.Muriaé

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Muriaé, chefiada pelo Secretário Mauro Francisco de Aquino, conta com dezenas de servidores que prestam serviços de excelência para a população de Muriaé, administrando e protegendo nossos recursos naturais, além de trabalharem para a melhoria de sua qualidade. Presta serviços de licenciamento ambiental, análise técnica de processos, poda de árvores, recolhimento de galhos, produção de mudas para reflorestamento e arborização urbana, recuperação das áreas verdes, manutenção das praças e parques, além das ações de controle e correção exercidas pela fiscalização ambiental.

VEREADOR CELSINHO
Homenageado: Clélio de Sousa Lima Júnior

Biólogo e Ornitólogo, realizou o primeiro inventário de ornitofauna da região. Idealizou e produziu o primeiro encontro de observação de aves de Muriaé. No campo da pesquisa, realizou estudo relevante sobre atropelamento de corujas em rodovias da região, trazendo à tona a importância de medidas de conservação e mitigação para proteção. Também se destacou em estudos relacionados à qualidade da água do rio Muriaé, o que tornou possível mapear a extensão da poluição e acompanhar seu declínio à medida que o rio se afasta da área urbana. Atualmente, atua como Biólogo na JSL S.A, empresa pertencente ao Grupo Simpar, onde exerce função de liderança da equipe de Monitoramento Ambiental nas unidades de Mirai e Itamarati de Minas da CBA.

CHRISTIAN TANUS BAHIA
Homenageado: Diego Cardoso de Melo

Atua há mais de 20 anos no mercado de reciclagem, sendo proprietário das empresas Muriaço e Equipam Plásticos, empresas que tem finalidade na manutenção, preservação do meio ambiente e melhoria na qualidade de vida do ser humano. Sua missão é conscientizar a população sobre a importância da reciclagem como alternativa para preservar o meio ambiente. Para tanto, vem sendo responsável pela retirada das ruas de mais de 500 toneladas de resíduos que são reprocessados, colaborando para que tenhamos uma sociedade autossustentável e promovendo a qualidade de vida da população em geral.

VEREADOR DELCINHO AMARO
Homenageado: Márcio Castro das Mercês

Servidor aposentado pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, foi responsável pela criação do Movimento Pró Reserva Biológica do Tinguá com o objetivo de criar uma Unidade de Conservação de uso mais restritivo, considerando a urgente necessidade de proteção de seus mananciais hídricos, o que resultou na oficialização da Reserva Biológica do Tinguá. Atuou em vários organismos voltados ao meio ambiente como Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal), o IBAMA e posteriormente ICMBio (Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade). Também colaborou, junto a equipe técnica composta em Muriaé, no levantamento técnico das características geofísicas da Serra do Brigadeiro, coletando dados acerca das populações de fauna e flora com o objetivo de formalizar o Documento propondo o Tombamento da região, criando ali o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

VEREADOR DEVAIL GOMES CORREA
Homenageado: Francisco Paiva de Rezende

Com servidor da Emater possui longa história de envolvimento na conscientização da população rural para preservação do meio ambiente, promovendo a destinação correta de embalagens, o uso adequado de produtos agropecuários, a proteção de mananciais de água, matas e a não utilização do fogo como prática de limpeza das terras. Incentivou e ensinou o uso de ações de conservação do solo adequadas a fim de proporcionar equilíbrio entre o uso da terra e a manutenção das espécies. Como produtor rural, possui em suas terras mais de 4.5 hectares de mata nativa preservada, atuando ainda em recuperação de matas ciliares e na proteção de um bosque com mais de 70 árvores de Pau Brasil.

VEREADOR EVANDRO CHEROSO
Homenageado: Amaury Guarconi de Almeida

Amaury Guarconi De Almeida, nasceu em Pirapanema. Como Assessor de Cooperativismo e Associativismo Rural na Prefeitura Municipal de Muriaé, atua como encarregado da Secretaria Municipal de Agricultura. Atualmente também está como presidente da Associação dos Fruticultores de São Sebastião do Vargem Alegre e Região (plantadores de uvas).

VEREADOR DR. FREDERICO FARIA
Homenageada: ASCAMAREM (Associação dos Trabalhadores e Coletadores de Materiais Recicláveis de Muriaé -MG) 

Representada por seu presidente José Antônio de Andrade, pelo Conselho Gestor e 45 filiados, foi fundada em 2010 e funciona no Bairro Gaspar, em Muriaé. Esta associação de trabalhadores contribui com a coleta de aproximadamente 35 mil quilos mensais de papelão, ferro velho, garrafa pet, descarte de vidros, dentre outros materiais recicláveis, contribuindo assim com o meio ambiente e a sustentabilidade no município de Muriaé.

VEREADOR PROF. JÚLIO SIMBRA
Homenageada: Agência de Ecoturismo Verde Aventuras

Vem demonstrando como a atividade turística desenvolvida de forma sustentável e responsável gera receita a população autóctone e conscientização a visitantes e turistas que tem por destino a região de Belisário e adjacências. Seu proprietário Eliab Souza Clemente é formado em turismo pela Universidade Federal de Viçosa/ Campus Florestal, e possui larga experiência em boas práticas de ecoturismo e turismo de aventuras nos 12 anos que viveu na Nova Zelândia. A agência atua com a premissa de conscientiza as pessoas sobre a importância de correlacionarem as atitudes do dia a dia com a preservação e manutenção do meio ambiente em que estão inseridos.

VEREADORA DRª MIRIAM FACCHINI

Homenageada: MAIS Soluções Rurais e Ambientais

Criada em fevereiro de 2017, na cidade de Muriaé, tem por objetivo trabalhar as questões ambientais de forma sustentável, equilibrada e harmônica com o meio ambiente e desburocratizada para seus clientes. Sua equipe técnica, liderada pelos sócios Juliana Guarino e Gilberto Garcia Bonatto Filho, é altamente capacitada, formada por engenheiros e gestores das mais diversas áreas ambientais. Atualmente, possui escritórios físicos em Muriaé, Miradouro e Leopoldina, mas realiza atendimentos em diversas cidades do entorno. É responsável pela regularização ambiental de diversos empreendimentos na região.

VEREADOR DELEGADO RANGEL
Homenageado: Wagner Corrêa Rocha

Especialista em Geografia e Educação Ambiental, é mestre em Ensino de Biologia. Responsável pela gestão da criação de Unidades de Conservação em dezenas de municípios em Minas Gerais e também pela gestão de saneamento rural por meio de instalação de fossas sépticas biodigestoras nas mesmas unidades. Desenvolve Programas de Educação Ambiental na rede pública de ensino e Programas de Educação Ambiental para centenas de professores pela Companhia Brasileira de Alumínio. Professor de Ciências e Biologia no Estado de Minas Gerais, atualmente é diretor da E.E. Desembargador Canedo.

VEREADOR REGINALDO RORIZ
Homenageado: Silvan Vital de Freitas

Nascido e criado em Belisário numa família de produtores rurais e comerciantes, é servidor público e comerciante, possuindo uma agência de Ecoturismo (VITAL ECOTURISMO) que atua em toda região mostrando o que há de melhor no entorno do Pico do Itajuru. É idealizador do Mountain Bike de BELISÁRIO e um dos Apoiadores da maior e melhor Cavalgada da Região, hoje, em sua 22ª edição. Possui formação em Gestão de turismo, Guia, Bombeiro Civil, Brigadista profissional e socorrista em áreas remota.

VEREADOR VALDINEI LACERDA
Homenageado: Dandara Paula da Silva Guimarães

Apaixonada por florestas e por transformar os seus recursos de maneira sustentável, inovadora e tecnológica, é Engenheira Florestal, pesquisadora em nível de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal da Universidade Federal de Viçosa e especialista em Qualidade, Meio Ambiente e Segurança pela PUC-Minas. Atualmente, é Coordenadora de Projetos de Pirólise e Bioenergia no Laboratório de Painéis e Energia da Madeira, visando o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de carvão vegetal.

VEREADOR CISO
Homenageada: Marina Valente Soares Vermelho

Bióloga e Pesquisadora, graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade Santa Marcelina, Mestra e Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atua na área de Biologia da Conservação desenvolvendo pesquisas relacionadas à gestão de recursos hídricos, impactos antrópicos em bacias hidrográficas, Etnobiologia e conservação de espécies ameaçadas de extinção. Desenvolveu sua Dissertação de Mestrado com o principal objetivo de identificar os impactos ambientais na Bacia do rio Muriaé pela ótica da população de entorno. Atuou na Focus Gestão Ambiental no desenvolvimento e criação de Unidades de Conservação, tendo atuado em vários municípios do Estado. Atualmente no doutorado trabalha com Etnobiologia voltada à projetos de conservação de espécies ameaçadas de extinção nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

VEREADOR WELLINGTON FORIM
Homenageado: Adgar Célio Rodrigues

Por meio de sua empresa Caetano Rodrigues, que é uma empresa de reciclagem, onde por se só já contribui pela proteção do meio ambiente e sustentabilidade, também promove práticas de promoção da cidadania e transformação social. O grande exemplo se encontra no projeto Resgatando Vidas, pelo qual atua de forma integrada na recuperação de dependentes químicos, através de diversos trabalhos de adaptação e integração com o meio ambiente. Desta forma, oferece qualidade de vida e saúde as pessoas, agindo sobre o ser humano, enquanto extensão do meio ambiente, conscientizando sobre a valorização, o pertencimento ao ecossistema, conscientizando sobre a importância da preservação.

Share: