Muriaé foi mais uma vez agraciada com a oportunidade de protagonizar um momento histórico, reforçando sua qualidade como município reconhecido como Polo da Moda e seu destaque na consolidação e respeito à diversidade cultural. No último sábado 27 de maio, aconteceu o lançamento da Pret@ de Fibra, com um belíssimo desfile, que aconteceu no 4º andar do Shopping Boulevard, com a participação de várias mulheres negras. Uma marca de lingerie que veio para fazer história como a primeira de toda na América Latina a personificar as roupas íntimas femininas exclusivamente para mulheres negras, abrangendo suas particularidades, tons e nuances, ao mesmo tempo que as reverenciam e combate o racismo estrutural.

Até então, o mercado de roupas íntimas pecava por negligenciar as demandas e necessidades específicas relatadas pelas mulheres negras. A lacuna histórica precisava ser preenchida e essa foi a oportunidade para a renomada Professora Iris Amâncio estabelecer uma parceria de sucesso imediato com o Coletivo Preta SOU – Mulheres Negras de Muriaé, para dar início ao projeto.

O diferencial da marca é justamente atender especificamente este público, já que os modelos são confeccionados em conformidade com os diversos tons de pele negra e a anatomia da musculatura das mamas e região abdominal delas, com sutiãs e calcinhas obedecendo este formato.

 

Iris Amâncio é muriaeense e voltou à sua terra natal em 2017, quando percebeu que a cidade não atendia prontamente as mulheres negras em suas necessidades de escolher roupas íntimas que se adequem especificamente a elas. Essa foi a oportunidade de idealizar o projeto. “Tenho a confiança de que a grife impactará de forma muito positiva na autoestima e empoderamento das mulheres negras de Muriaé e região, reconhecendo e valorizando a diversidade e as características únicas de cada uma, proporcionando-lhes produtos de qualidade que atendam às suas necessidades específicas. Nós temos que enfrentar diariamente o racismo, até mesmo no segmento das lingeries. Se isso era um problema, agora acabou”, explica.

A Pret@ de Fibra a partir de agora se destaca como um símbolo de inclusão, representatividade, valorização da beleza negra e desafio aos estereótipos da indústria da moda, na perspectiva do Empreendedorismo de Mulheres.

Share: