Foi realizada no Parque de Exposições Lael Varella, a 6° Exposição Especializada do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região. A entrada dos animais foi dia 24 e o julgamento nos dias 25, 26 e 27 de maio. O time de árbitros foi composto por: Fabiano Bittencourt (marcha) e Marcos Barreto (morfologia).

De acordo com Dr. Marcos Guarino, prefeito de Muriaé, trata-se de um evento que se tornou tradicional na cidade, que também é um polo na criação de cavalos, uma elite quando se trata desta raça. “É um evento que movimenta o comércio, gera renda e apresenta lindos animais em uma estrutura muito bem organizada. Uma festa familiar, que traz peões de vários lugares e seus familiares para prestigiar o evento e o município. Além disso, neste Pós-Pandemia parece que as pessoas ficaram com mais vontade de participar das festas, proporcionando casa cheia”, analisa.

O muriaeense Evandro Moura Correia Fonseca, criador de cavalos em parceria com seu pai no Haras Mirante da Figueira, propriedade de seu sogro, Pedro Edson, foi campeão nas categorias Marchador Ideal, Grande da Raça e do 1° Prêmio de Marcha. “É muito prazeroso receber tantos prêmios na cidade, o que prova que estamos no caminho certo. O ramo do cavalo é bem complexo, de investimentos pesados, mas sinto que podemos crescer cada dia mais neste segmento. Junto ao meu pai, com 7 anos eu já lidava com cavalos e esse ano foi a primeira oportunidade que tivemos de ter um animal com tanto destaque e realizações. Batalhamos muito pra chegar aqui. Tentamos perpetuar a raça e a tradição de família. Parabéns ao Diogo e organizadores do Núcleo pelo brilhante evento que tiveram a oportunidade de fazer. Sabemos que não é fácil, ainda mais proporcionar uma exposição com 130 animais inscritos. Agradeço nossa equipe que ajudou a chegarmos neste feito”, reforça

Segundo o Presidente do Núcleo, Diogo Leonardo Vasques, é uma relevância muito grande para Muriaé e região o fato de criarem e destacarem o Mangalarga Marchador, uma raça de representatividade em nível nacional e que se tornou uma paixão para todos. “Estes eventos movimentam muito a economia, trazendo para o município pessoas de toda região. São vários os seguimentos do comércio que se beneficiam com o evento. E também é um momento de confraternização entre os criadores. Obrigado a todos que compareceram, aos que nos ajudaram na organização e a todos os patrocinadores, sem eles nada nada disso seria possível realizar”, finaliza.

Share: