Em 10 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos e, para marcar a data, a Prefeitura de Muriaé através das secretarias municipais de Direitos Humanos, Educação, Saúde e Fundarte prepararam uma tarde para celebrar a diversidade, o respeito e o amor ao próximo na Lagoa da Gávea.

Uma passeata com concentração a partir de 15 horas em frente a Toyota com destino à Lagoa vai abrir o evento que promete muita animação diversão em um momento de paz, harmonia e muita diversão com a premiação dos participantes do concurso “Consciência nas Escolas” e a entrega da Honra ao Mérito “Zilda Arns”.

O grupo musical “Chora de Quinta” vai conduzir parte das atividades às 16 horas. Às 18h será a vez da Banda Tocaia, do Rio de Janeiro, conduzir o espetáculo.


O Festival faz um convite para refletirmos sobre a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e suas contribuições para as grandes conquistas da humanidade. É também um lembrete sobre a necessidade de defendermos os direitos humanos no nosso dia a dia. “A paz não é um sonho inocente” e sim o único caminho para uma humanidade melhor. “A Prefeitura de Muriaé propõe um amplo debate sobre direitos humanos no Município, ressaltando a importância da construção do sentimento de pertencimento à cidade e de uma convivência cidadã nos espaços públicos e, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos é o meio para se chegar a este diálogo”, disseram os organizadores. Serão realizadas atividades de diversos segmentos, oficinas, shows, intervenções artísticas, além de ações promovidas por organizações da sociedade civil.

Além destas atividades ainda terá as barracas como a tenda dos Direitos Humanos; Africanize; Inclusão sobre Rodas; Pense; Coletivo de Rua; Casa da Mulher; Movimento Negro; Casa Nandy ;
Apoio à PCD; OAB; Coletivo Diversidade; Urbanismo e Meio Ambiente com a doação de mudas de plantas e uma barraca PET com animais para serem doados.

Premiação e reconhecimento

A Prefeitura de Muriaé por meio do Setor de Juventude da Fundarte, da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, juntamente com @smoh.muriae desenvolveram a campanha chamada: “Consciência na Escola” com objetivo de levar o tema antirracista para as escolas e apresentar as personalidades de Movimentos Negros de Muriaé aos alunos.

Assim, as secretarias desenvolveram uma gincana entre 4 escolas do município convocando 15 alunos de cada uma para participarem de ação voltada para a valorização da cultura afro-brasileira.
A escola vencedora será conhecida no domingo, 10 de dezembro, às 16 horas na Lagoa da Gávea. A escola com mais pontos ganhará um passeio para uma comunidade Quilombola.

“O Festival de Direitos Humanos pela Paz na Lagoa da Gávea quer manter o respeito entre comunidades, promover integração social e salvaguardar a memória de resistência do povo vindo da África”, explicou a secretária de Direitos Humanos, Tatiana Rangel Viana.

Cidadania nas Ruas

Uma exposição de fotografias tendo como tema “Pessoas em Situação de Rua”. O objetivo é provocar a população a refletir sobre a realidade de quem está em situação de rua. Trazendo uma discussão franca e aberta sobre o acesso à cidadania, a invisibilidade do ser humano nesta situação, o preconceito e os estigmas sofridos por esse grupo.

Turbantes e Trancistas

Ainda teremos uma oficina de “Turbantes e Trancistas”, tendo como principal objetivo mostrar as influências da cultura negra no Brasil. Afinal, a utilização de turbantes é mais do que um acessório estético, o turbante significa um resgate de identidade e as tranças a identidade de um povo.

Atividades

15h – Concentração para Caminhada
16h – Choro de Quinta
17h – Papai Noel e banda itinerante “Street Jazz”
17h30 – Premiação “Consciência nas Escolas”
18h – Show com a Banda Tocaia/RJ
19h30 – Entrega de Honra ao Mérito “Zilda Arns”

Local: Lagoa da Gávea

TENDAS
– Oficina de Turbante
– Exposições de Arte
– Espaço Kids
– Adoção de Cães
– Movimentos Artísticos – Capoeira e Dança Afro
– Exposições do Centro Convivência do Idoso (CCI)
– Exposição do CAPS Nise da Silveira

Share: