O dia 20 de janeiro, Dia de São Sebastião foi de festividade e devoção na Comunidade do Bairro Aeroporto, onde aconteceu o I° Encontro Regional de Folias de Reis.

Em entrevista ao jornal Folha do Sudeste, a Presidente do Movimento Pró-Cultura Thainá Gardoni Souza, relatou que, o objetivo do projeto é trazer a tradição da Folia de Reis e não deixar acabar. “Temos que despertar essa cultura na comunidade, manter viva essa tradição antiga que é biblíca, ou seja, não é coisa ruim como muitas pessoas pensam e sim uma coisa boa deixado por Deus. Foi muito bom o evento, com o apoio e a participaçaão de muitas pessoas, momento de união, com a presença do prefeito Dr. Marcos Guarino. Teve roda de conversa com mestres de folias, almoço de confraternização, apresentação da Folia da Preta e do Joninha e para encerrar as festividades aconteceu um show musical ao vivo. Ou seja foi um dia festivo e de muita alegria no Aeroporto. Agora estamos preparando para o desfile do carnaval e aguardamos a todos na Avenida, no dia 2 de fevereiro para abertura com a Escola de Samba do Papagaio”, convida Thainá.

“O evento preza pelo legado dos foliões e está relacionado à preservação das tradições populares e religiosas. Representa a resistência cultural de diversos grupos étnicos, que contribuíram para a formação da identidade brasileira, como: indígenas, africanos e europeus. Esses eventos são essenciais para manter o legado das Folias de Reis, porque oferecem um espaço para a preservação da tradição, fortalecem os laços comunitários, valorizam os talentos locais e contribuem para o turismo cultural, eles garantem que essa manifestação artística e religiosa continue viva, respeitada e apreciada por muitas gerações. O projeto tem como proponente Tainá Gardoni com incentivo da FUNTUR, FUNDARTE, Prefeitura de Muriaé, e conta também com o apoio do Movimento Pró-Cultura”, explica Felipe de Paula , vice-presidente do projeto.

Share: