Associação Caminhos por Boa Família é homenageada no Prêmio Maria Bernadette Andrade Silva 2025

Associação Caminhos por Boa Família é homenageada no Prêmio Maria Bernadette Andrade Silva 2025

Na categoria Ações Educativas, o Prêmio Maria Bernadette Andrade Silva, edição 2025, reconheceu a associação Caminhos por Boa Família. A organização, fundada em 2021, foi homenageada em 3 de setembro de 2025, durante um evento promovido pela Prefeitura de Muriaé e pela Fundarte, com o objetivo de disseminar arte e cultura no ambiente rural. Lara de Castro Prudente e Luciana de Castro Braga receberam a homenagem em nome da associação.

Categoria ações educativas:
associação caminhos por boa família criada em 16 de março de 2021 por uma família chamada “badicha”, nascidos no pequeno distrito de boa família (e sempre se dedicaram à arte de bordar. criadas entre linhas e agulhas, tendo o bordado como referência de história, linguagem e transformação social e cultural, o pequeno distrito que não possuía muito acesso à cultura e educação, em virtude da falta de transporte, estrada de barro e sem telefonia, levou a família a se mudar para petrópolis em busca de formação profissional.

junto com isso, levaram o desejo no coração de um dia retornar e montar um projeto social e cultural. usando como slogan “sonhos não envelhecem”, luciana de castro braga retornou para minas gerais e, nesta trajetória desenvolveu a “caminhos”, tendo como missão levar cultura e arte para o meio rural, com o objetivo de proporcionar o acesso das crianças à cultura, incentivando a valorização da comunidade, como as festas populares, quermesses, folclores, culinária e artesanato.

A criação de eventos culturais, como exposições de arte e feiras, movimentou a culinária local, atraiu turistas e despertou na comunidade em geral, a identidade e a memória cultural, mantendo e valorizando a ancestralidade e os costumes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *