Entre os dias 5 e 6 de maio, foi realizado o I Simpósio de Pediatria do Hospital São Paulo. Uma realização do Centro de Estudos e Pesquisas e do HSP. A abertura do evento foi feita com Sr. Messias Vardiero (provedor), Dr. Claudio Pompei (diretor clínico), Rita de Cássia Pereira de Castro (diretora de Administração Hospitalar), Dr. Marcos Guarino de Oliveira (coordenador de Pediatria) e Dr. Carlos Eduardo Fellipe Féres (presidente do Centro de Estudos). A programação contou com as palestras de Dra. Fernanda Bastos (cardiologia infantil) com o tema ‘Soprologia Infantil’, Dra. Lorena Carlos Dias (intensivista) com o tema ‘Septicemia’, Dra. Margareth Sigilião (intensivista) com o tema ‘Reanimação Neonatal’ e Dr. Daniel Licy (infectologista) com o tema ‘Sifilis’.

Daniel Licy, assistente de Infectologia no Hospital São Paulo, explica que Dr. Marcos Guarino teve a delicadeza de lhe pedir que escolhesse o tema e ele optou pelo assunto por acreditar ser muito importante no país, pelos índices de sífilis, adultos e gestantes, devido a uma carência de drogas e uma mudança de comportamento da população brasileira. “Foi um tema pertinente, tanto para a equipe de profissionais no dia-a-dia, como para trazer esses estudantes numa situação que encontra-se na prática clínica. A promoção a ciência é importante, sem dúvida alguma, em qualquer atividade. Temos que conhecer mais, ter noção de tudo e isso gera muito interesse”, afirma.

Dra. Margareth Santos Ramires Sigilião afirma que a maioria do público foi composta por acadêmicos da Faculdade de Medicina e o Simpósio é super interessante para formação deles, para que tenham conhecimento do que deve ser feito no dia-a-dia, para pessoas desatualizadas. “Temos um Sistema Único de Saúde, um pré-natal que às vezes nem é realizado e muitas mulheres humildes que não sabem nem que estão grávidas.”, acrescenta.
Lorena Carlos Dias faz parte da rotina da UTI Neo-Natal e está há 4 anos no HSP. “Esclarecemos para os acadêmicos a importância da detecção da doença e como evitar, a profilaxia. Vejo sempre os estudantes querendo aperfeiçoar”, destaca.

De acordo com Dr. Marcos Guarino, coordenador do Departamento de Pediatria há quase 30 anos, esse é o 1° simpósio da área. Para ele, é sempre interessante porque nessa vida de correria de médico, é um momento de reunir os colegas e agradecer prontamente a todos que aceitaram participar. “Agradecemos a participação ativa dos estudantes, dos alunos de Técnico de Enfermagem. Tivemos uma frequência muito boa, foi um sucesso, e talvez até repita no 2° semestre. O Centro de Estudos solicitou o Departamento de Pediatria para que organizasse e a diretoria esteve presente prestigiando o evento, já que é de interesse de todos”, completa.

Dr. Carlos Eduardo Feres, presidente do Centro de Estudos e Pesquisas do HSP, comenta que é importante não apenas levar informações aos médicos, diretores e funcionários do Hospital, mas também aos estudantes de Medicina, Enfermagem e outras áreas de Saúde em Muriaé. “Quando assumi o Centro de Estudos, decidi fazer uma remodelagem no tipo de serviço e meu objetivo agora é fazer simpósios, mesas redondas, mini-congressos, trazer palestrantes de fora, tudo para levar informações necessárias para os médicos. Fazemos um certificado registrado, muito diferenciado, e tem pontos no currículo da pessoa”, finaliza.

Veja mais na edição 757 do Folha do Sudeste

Share: