“A vida humana em conexão com os recursos da Natureza e suas Tecnologias”: Sustentabilidade e Saúde…

A Escola São Paulo (ESP) realizou, no último sábado (24), sua tradicional Mostra de Conhecimento e Cultura, oportunidade que os alunos têm de mostrar o que aprenderam na sala de aula para a sociedade e interligar os conhecimentos teóricos aos práticos. O evento contou com a presença dos estudantes, seus pais e familiares, professores e demais colaboradores da Instituição de Ensino. Todos avaliaram positivamente o evento e o empenho de cada aluno na elaboração de suas apresentações.

Isabela Cristina de Matos Cunha, professora de Química na ESP, em substituição à Professora Patrícia, da 9ª série EF à 3ª série EM, explicou que essa é a 1ª Mostra de Conhecimento que esteve trabalhando como avaliadora e a importância do trabalho é o contato da parte teórica aplicando no experimental, tornando fixo o conhecimento adquirido em sala de aula e aprimorando o que aprenderam. “A escola teve a participação do Corpo de Bombeiros, valorizando ainda mais o evento, destacando a importância dos seus equipamentos, no atendimento à população. Quero parabenizar a Escola São Paulo, agradecer pela oportunidade de avaliar e trabalhar com eles. Que eles possam continuar sempre com essa Mostra de Conhecimento e Cultura”, acrescenta.

Cristiane Assis, professora de Ciências dos 8° anos, afirma que esse trabalho é muito gratificante, porque os professores começam no inicio do ano a comentar com os estudantes sobre a Mostra e eles gostam muito, ficam ansiosos pela chegada do trabalho. “Na sala, eles aprendem a teoria e na feira já é a pratica. Esse trabalho fica muito rico, os pais e família que vêm visitar aprendem muito. Já fazemos uma avaliação em sala e isso enriquece mais o aprendizado deles. Com certeza fica guardado. Tenho que agradecer a nossa escola e os alunos, que procuram, correm atrás, pesquisam, investigam, as meninas da limpeza que ajudaram a organizar tudo e as famílias que ajudaram muito”, completa.

Já Maria de Fátima Sanches Abreu Miranda, é professora de Ciências na ESP há 15 anos. Ela revela que a feira foi programada há uns 2 meses e os professores colocaram para os alunos os temas, os dias de apresentação, e eles se empenharam muito, dividindo as equipes e interagindo. “Tivemos a presença dos pais com os filhos, ajudando na confecção dos trabalhos. O tema principal foi a sustentabilidade e saúde. A partir do momento que preocupamos com nosso planeta, automaticamente cuidamos da nossa saúde, porque não existe planeta sem cultura de prevenção. Eu, como professora de Ciências, fiquei maravilhada com o resultado. Tivemos o apoio também das famílias, que nos prestigiaram com apoio e muita participação e assim pudemos desfrutar dessa riqueza”, avalia.

Sargento Agnaldo, do Corpo de Bombeiros, conta que foram convidados pela Escola São Paulo, através do Diretor José Nicodemos, para fazer uma demonstração dos materiais: a parte de incêndio, materiais de salvamento, retirada de vítimas presas nas ferragens, salvamento altura e combate ao incêndio. “Os alunos ficaram curiosos, perguntaram muito a respeito do nosso trabalho e ficamos felizes por demonstrar”, acrescenta.

João Gabriel Carvalho Melo, aluno do 9° ano B, apresentou um trabalho de Gerador de Van de Graff, composto por um terminal de saída, uma escova superior, rolete superior, correia, motor, uma escova e rolete inferior. No motor, ele irá liberar uma energia por atrito e nessa energia vão cargas elétricas, que são negativas e deixarão a correia ionizada. “Foi carregada de elétrons, por ser uma energia por atrito. Aqui o atrito muda, a carga que era elétrica, ficará de prótons, cargas positivas, então vai repelir, porque cargas iguais repelem e cargas negativas se atraem. O objetivo é mostrar o valor de cada carga. Achamos esse trabalho interessante, algo diferente. O grupo foi Lucas Aguiar, Marcos Medeiros, Ana Carolina dos Santos, Livia Resende e Julio Barbosa”, destaca.

Larissa Medeiros Vieira, do 7° ano B, estuda na Escola São Paulo há 2 anos, e seu grupo foi composto por Gabriela, Carolina e Maria Eduarda, quer comentou sobre o tema ‘Pirâmide Alimentar’, destacando os alimentos orgânicos “que não possuem agrotóxicos e possuem características de coroderoma, cultiva com equilíbrio, não possuem aditivos e adubos químicos. E para saber se é orgânico, tem que ver pelo selo do Ministério da Agricultura. Ele faz muito bem para saúde, porém, são mais caros”, explica. Parabéns a todos!

Share: