A final do Festival de Música Estudantil de Muriaé aconteceu na sexta 18 de agosto na AABB. Foram realizadas 10 apresentações, os alunos interpretaram músicas autorais e representaram escolas estaduais, municipais e particulares. Gabriela Angelina Limonge, da Escola Estadual Antônio Viçoso Magalhães, com a música ‘Vida’, ganhou 3 troféus: Melhor Melodia; Melhor Intérprete e o 1º Lugar do Festival com a maior nota geral no somatório dos jurados. A vice-campeã foi Maria Luiza Anacleto, da Escola Estadual Padre Maximino Benassati, com a música ‘Nada se respeita, tudo se respeita’. Em 3º lugar, João Victor, da Escola Municipal Cândido Portinari, com a música ‘Trem Maldito’. Já o prêmio de Melhor Letra foi para Gabriel Cerqueira e Esmeralda Dias, com a S ‘Pesadelos’, representando a Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas (de Belisário). Além disso, todas as Escolas foram agraciadas com um troféu de participação e incentivo à cultura. Ao final das apresentações, os presentes curtiram o show da Banda Zem.

Para Reinaldo Dornelas, idealizador do Festival de Música Estudantil, que aconteceu há cerca de 30 anos, durante aproximadamente 10 anos consecutivos, e depois teve uma paralisação. Há muito tempo ele pretendia voltar e agora está na Fundarte, então teve a oportunidade de colocar o evento no calendário da autarquia, assim como a secretária municipal, Nininha, colocou no calendário da Secretaria de Educação. “Comemora-se o Dia do Estudante, 11 de agosto, uma festa muito grande, em que participam escolas públicas, estaduais e municipais, e particulares. São 10 músicas selecionadas nas escolas. Contamos com 5 jurados, pessoas capacitadas, que puderam fazer um julgamento com muito critério. Temos premiação de 1° lugar no valor de R$ 500 reais, um CD gravado, um vídeo-clipe e um troféu. Tivemos o apoio da Prefeitura, FUNDARTE, Secretaria de Educação, SRE, UNIFAMINAS e AABB. Foi uma festa de família, com todos torcendo e participando, em um ambiente muito gostoso. No próximo ano, queremos fazer um festival aberto ao público. Agradeço a todos que direta e indiretamente me ajudaram”, explica.

Sandro Carrizo, Diretor Educacional da Superintendência Regional de Ensino, destacou a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer, resgatando os festivais de Muriaé. “Possibilita despertar talentos e fazer diferença musical na cidade. São grandes artistas revelados por esses festivais e agora vai fazer parte do calendário, tornando cada vez melhor esse evento”, acrescenta.

Gabriela Angelina Limonge, 15 anos, cursando o 9° ano na Escola Estadual Antônio Viçoso Magalhães, levou o cheque da UNIFAMINAS no valor de R$ 500. “Fiquei muito feliz, porque já sonhava há muito tempo com esse momento. Foi uma emoção muito grande quando falou meu nome. Dei o meu melhor, tanto eu quanto minha banda. Tenho certeza de que virão muitas coisas boas por aí. Foi uma conquista enorme. A banda só esteve comigo no Festival, que é o 2° que participo, então valeu a pena o investimento. Escrevi essa música sobre um momento difícil para mim. Já tinha desistido de tudo, mas surgiu a oportunidade. Nisso criei a parte ‘Olhe para fora meu bem e veja que a vida segue’. Se você perder uma vez, você vai conseguir. Eu acreditei e consegui; um trabalho duro mesmo. O nome da música é ‘Vida’”, completa.

Participantes finalistas e suas respectivas músicas: Angélica Maria Costa O. Prado (E. M. Joaquim Ribeiro de Carvalho): ‘Deus de Amor’; Edmara Durães Pinheiro (E. M. Profª Elza Rogério): ‘Eu te Falei’; Gabriel Cerqueira da Silva (E. E. Pedro Vicente de Freitas): Pesadelos; Gabriela Angelina Limonge (E. E. Antônio Viçoso Magalhães): Vida; Gustavo Antônio da Silva (E. E. Dr. Olavo Tostes): ‘Você é o Sentido da Minha Vida’; João Victor Lopes Banni (E. M. Cândido Portinari): Trem Maldito; Leonã de Oliveira Corrêa (E. E. Eng. Orlando Flores): Linda; Luiz Felipe Soares Xavier (E. E. Profº Orlando de Lima Faria): ‘Fatos e Relatos’; Maria Luiza Anacleto Paiva (E. E. Pe. Maximino Benassati): ‘Nada se Respeita, Tudo se Respeita’ e Maria Luiza Morais Mansur (Colégio Equipe): ‘Futuro Certo”. Os jurados foram: Alcione Marques; Denise Dornelas; Júlia Cecília; Edmilson Elpes e Evandro Vasques.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: Sandro Carrizo (SRE), Grego (prefeito), Nininha (secretária de Educação), Eduardo (UNIFAMINAS), Dr. Marcos Guarino (vice-prefeito), vereadores e outros secretários municipais e Rita (AABB).

Share: