Atividades durante a semana conscientizaram crianças sobre direitos à proteção física, emocional e moral
O dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – foi celebrado pela Prefeitura de Muriaé com apresentações artísticas e culturais apresentadas por jovens do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e projeto AABB Comunidade, no hall de acesso ao Centro Administrativo. Durante a semana, foram realizadas atividades de conscientização com o objetivo de educar crianças sobre os assédios que possam ocorrer por parte dos adultos, ensinando que elas têm o direito à proteção física, emocional e moral.
Nesse período, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, foram feitas atividades de panfletagem, apresentando sessões de cinema na comunidade, rodas de conversa e concurso de desenhos com as crianças que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). De acordo com a secretária da pasta, Gisele Braga, o intuito foi conscientizar tanto os filhos quanto os pais. “Adotamos a frase: ‘Esquecer é permitir. Lembrar é Combater’, para chegar ao emocional dos adultos e colher boas atitudes dos pais ou de quem cria, já que muitos dos problemas acontecem dentro do próprio lar, quando as mães se casam novamente”, frisou a secretária.
O prefeito Grego se manifestou sobre a necessidade de preparar a criança e o adolescente para evitar o risco de pessoas mal-intencionadas. “A criança e o adolescente devem ser amparados pelos pais, professores e pela lei. Se protegermos eles, garantiremos um futuro mais seguro, fraterno e cheio de sonhos de uma vida melhor”, declarou o prefeito.