Projeto inédito criado pela Prefeitura será realizado no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas, incentivando potencial artístico das comunidades
Um projeto inédito criado pela Prefeitura este ano vai apresentar ao público o trabalho desenvolvido com os usuários dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Muriaé. O objetivo é mostrar as potencialidades de cada região atendida pelo serviço e o talento dos moradores, fortalecendo vínculos entre eles e suas comunidades. Com entrada aberta à população, o evento será realizado entre os dias 24 e 28 deste mês, de 19h às 21h, no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas.
A programação inclui apresentações artísticas, culturais e esportivas, exibição de curtas-metragens e exposição dos trabalhos desenvolvidos com os usuários durante as oficinas. Além dos CRAS, haverá ainda a participação do Projeto AABB Comunidade (realizado em parceria entre a Prefeitura e a AABB Muriaé), Sesc e integrantes do Centro de Convivência para Idosos. “Neste evento, os usuários serão os próprios protagonistas das apresentações, e isso é muito importante, pois eles se sentem parte de todo o processo. Além disso, é uma oportunidade para apresentarem as potencialidades do bairro onde moram e o trabalho desenvolvido nas oficinas que participam”, afirma a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga.
O prefeito Grego frisa que a Administração está realizando projetos para mudar o cenário social da cidade. “A nossa gestão tem uma atenção especial para os serviços sociais. Por isso, estamos investindo em ações como esta, para que possamos construir uma nova realidade para quem mais precisa”, afirma.
SERVIÇO
CRAS Cultura:
Data: entre 24 e 28 de outubro
Local: Teatro Municipal Belmira Vilas Boas (Rua Coronel Domiciano, 13, Centro)
Horário: de 19h às 21h
Entrada gratuita e aberta à população
Confira abaixo a programação:
Terça-feira (24): CRAS Santa Terezinha:
– Curta metragem
– Dança
– Teatro (relato de um morador do bairro Encoberta)
– Música
– Jornal falado (produzido e encenado pelos usuários)
– Poema
– Música (“Trem Bala”, de Ana Vilela)
– Jogral/encerrando com a música “É preciso saber viver”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos
Quarta-feira (25): CRAS Aeroporto:
– Mapa falado
– Documentário
– Música
– Documentário sobre a rotina das crianças no Programa AABB Comunidade
– Teatro com as crianças do Programa AABB Comunidade
– Dança sobre as Sete Maravilhas do Mundo com as crianças que participam do Programa Habilidades de Estudos (PHE)/SESC
– Dança zouk
– Folia de Reis
– Bloco do Papagaio
Quinta-feira (26): CRAS São Joaquim/Santana:
– Documentário
– Mapa falado
– Teatro “Violência nas escolas”
– Maculelê
– Músicas (tema: Abuso sexual – “Trancado no quarto”, de Bruna Carla, e “Estou aqui”, de Carlos Colla e Michael Sullivan)
Sexta-feira (27): CRAS Vermelho:
– Musical (apresentação realizada pelas crianças do Pró-Criança representando o resgate à infância)
– Documentário (serão apresentados imagens e depoimentos sobre o início das atividades do Projeto Lazer Ativo no distrito de Vermelho, experiências de superação de moradores do Condomínio Nova Muriaé que ainda residem no local e a participação dos usuários nas ações desenvolvidas pelo CRAS)
– Teatro com crianças que participam do Projeto Lazer Ativo falarão sobre a realidade local e a importância do esporte como estratégia de intervenção
– Dança e rap (com adolescentes do “Conviver”)
– Paródia (apresentação final com todos os participantes: equipe do CRAS, crianças, adolescentes, idosos e usuários do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
Sábado (28):
Apresentação dos CRAS, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Centro de Convivência para Idosos
– Quebra-cabeça/cordel
– Coral com idosos do Centro de Convivência para Idosos
– Apresentação de Taekwondo e de músicas no ritmo da capoeira