Evento realizado pela Emater com apoio da Prefeitura valoriza cafeicultores e melhora qualidade do grão
O XVI Concurso Regional de Qualidade dos Cafés das Matas de Minas premiou os melhores cafés produzidos na região. A competição teve início em março, com a participação de 384 propriedades de 17 municípios. A iniciativa, realizada pela Emater com apoio das prefeituras da região e instituições ligadas ao setor cafeeiro, tem o objetivo de valorizar os cafeicultores e incentivar a melhoria da qualidade do grão. A premiação aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), no Sesc.
Os produtores campeões nas categorias Café Cereja Descascado, Café Natural Terras Baixas e Café Natural Terras Altas foram agraciados com troféu, insumos agrícolas e equipamentos utilizados na lavoura. A programação incluiu também palestra sobre a qualidade dos cafés da safra de 2017.
Fábio de Abreu, de Espera Feliz, foi o vencedor na categoria Cereja Descascado. “Vencer este concurso é o reconhecimento do trabalho realizado em nossa propriedade. Estamos trabalhando para melhorar nosso café a cada ano”, conta Fábio, que participa do concurso há oito anos e, após a terceira colocação em 2016, conquistou o primeiro lugar este ano.
Concurso incentiva melhoria da qualidade do café
O gerente regional da Emater, Paulo Alexandre Carvalho, cita a contribuição do concurso para a melhoria do café. “Um dos objetivos deste concurso é incentivar o melhoramento da qualidade do café produzido na região. Aprimorando a qualidade, aumenta-se também o valor do produto e as chances de concorrência no mercado, que está cada vez mais exigente e competitivo. Hoje, o café produzido na região está ganhando concursos nacionais e sendo reconhecido no mundo inteiro”, comenta.
Presente no evento, o prefeito Grego frisa que o concurso agrega valor e qualidade aos cafés produzidos na região. “Parabenizo todos os cafeicultores participantes deste concurso, principalmente os que venceram. Mais importante do que a quantidade produzida é a busca incessante pela qualidade do café, para que se possa alcançar mercados, gerando emprego e renda”, diz.
Confira os ganhadores de 2017:
Categoria Cereja Descascado:
1º lugar: Fábio Protázio de Abreu (Espera Feliz)
2º lugar: Antônio césar Faria Neto (Espera Feliz)
3º lugar: Antônio da Silva Cassim (Eugenópolis)
Categoria Terras Baixas:
1º lugar: Antônio Laércio da Costa (São Sebastião da Vargem Alegre)
2º lugar: Vander Bernardino Spínola (Miradouro)
3º lugar: Ana da Penha Ribeiro Laviola (São Francisco do Glória)
4º lugar: Gilvan Vieira Santana (Divino)
5º lugar: Vilerson Ricardo Laviola (São Francisco do Glória)
6º lugar: Victor Lopes Alves (Carangola)
Categoria Terras Altas:
1º lugar: Vilma Cristina de Souza (Divino)
2º lugar: Maria Geralda Abreu de Lacerda (Espera Feliz)
3º lugar: Bruno Henrique Ribeiro (Divino)
4º lugar: José Alexandre Abreu de Lacerda (Espera Feliz)
5º lugar: José Luiz Viana (Divino)
6º lugar: David Gonçalves (Carangola)