O evento teve a presença do Prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino; do gerente regional de Saúde, Franklin Leandro Neto; da secretária municipal de Saúde, Luiza Agostini; da secretária de Direitos Humanos, Tatiana Rangel Viana; dos vereadores Evandro Cheroso e Reginaldo Roriz; a promotora de justiça, Drª Jackeline Rangel e o promotor Dr. Sílvio Landim; do presidente da APAE Muriaé, Ênio Bernardo; dos pais de Maria Antônia, Carolina Pinto e Leandro Latini Veiga (também secretário adjunto de desenvolvimento Econômico); e da referência técnica da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, Cláudia Moreira.

Na abertura, a senhora Cláudia Marinho, avó de Maria Antônia, que empresta seu nome para o ambulatório fez uma menção espiritual, lendo a palavra de Deus e abençoando o espaço.
Cláudia Moreira, referência técnica da Junta Reguladora da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência para apresentar este projeto fez um breve relato de como funcionará o espaço e lembrou a vida da pequena maria Antônia.
Em seguida, a incansavelmente mãe Carolina Pinto, que lutou junto de sua família e especialmente em benefício da filha, contou um pouco de sua sina.
Em seguida a secretária municipal de Direitos Humanos, Tatiana rangel Viana fez uma homenagem especial aos familiares de Maria Antônia e falou sobre os direitos assegurados a todos os cidadãos. O direito à vida, à inclusão, à saúde.


A secretária de Saúde, Luiza Agostini de Andrade. Fez um relato e apresentou a equipe que trabalhará no ambulatório pedindo, a cada um que atenda da melhor forma possível.
O prefeito, médico pediatra Dr Marcos Guarino fez um breve discurso falando das ações implantadas nestes primeiros 365 dias de sua gestão.

Ambulatório de Atendimento Multidisciplinar em Pediatria Maria Antônia de Oliveira Latini Veiga

Maria Antônia de Oliveira Latini Veiga nasceu em 12/02/2015, com uma condição genética rara, a trissomia do cromossoma 18, também conhecida como Síndrome de Edwards.
Ela permaneceu por 100 dias na UTI neonatal e pediátrica do Hospital São Paulo. Lutou, junto com sua família, por sua vida, tendo se submetido a cirurgias e procedimentos em busca de sua dignidade. Aos 4 anos também foi diagnosticada com autismo.


Ela travou muitas batalhas, superou as cruéis estatísticas e rompeu as barreiras da medicina, sendo referência de cuidado para as pessoas com o mesmo diagnóstico.
Maria Antônia partiu com 5 anos e meio, deixando uma herança de luta e apelo às pessoas com deficiência. As suas conquistas encorajam outras famílias e comprovam que todas as formas de amor valem à pena.

Autoridades presentes

Estiveram presentes os secretários municipais de Obras Públicas, Jorge Feres; de Planejamento e Controle, Silvio Salvato; Administração, Leonardo Alonso; Desenvolvimento Social, Vanessa Magalhães, Agricultura, fernando Levati; Desenvolvimento Econômico, César Augusto Bianchi Botaro; o procurador-geral do município, Dr. Eduardo Marge; o diretor do Procon, Dr. Cristiano Assis; diretora da Fundarte, Wania Muahad e o diretor do Demuttran, Mário Brambila.
O juiz de Direito, Juliano Carneiro Veiga; a Defensora Pública, Jamel Amaral; Drª Dayse Araújo representando a OAB; Elisângela Camerino, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde; Maycon Bruno, representando o Ciasdem; Kadu Orácio, representando o deputado federal Reginaldo Lopes, Daniele Coelho e Américo Antunes representando o deputado estadual Dr. Wilson Batista.
A partir dos levantamentos realizados pela Junta Reguladora da Rede de Cuidados das Pessoas com Deficiência no mutirão de acolhimento dos Autistas realizado em dezembro de 2022, conseguimos perceber a necessidade do atendimento multiprofissional para essas crianças.
A Prefeitura de Muriaé, a partir deste entendimento, bem como em atenção à solicitação dos familiares, está instituindo o Ambulatório Multiprofissional em Pediatria, o qual fará o atendimento das crianças com deficiências, incluindo as crianças espectro autista.
Com a implantação do Ambulatório Multidisciplinar, o Governo Municipal visa agilizar o fluxo assistencial, e com isso garantir ao usuário o tratamento adequado com os profissionais necessários.
Os atendimentos serão realizados por uma Equipe Multiprofissional capacitada, realizando atendimentos coletivos, oficinas terapêuticas, grupo de orientação, entre outras atividades. A Coordenação clínica será realizada por profissionais de Nível Superior dentro da área da saúde. Atualmente será uma Enfermeira.
A equipe Multiprofissional é uma Equipe bastante robusta, composta por:
– Médico
– Psiquiatra Pediátrico
– Enfermeiro
– Fonoaudiólogo
– Fisioterapeuta
– Terapeuta Ocupacional
– Educador Físico
– Psicólogo
– Assistente Social
– Nutricionista
– Pedagoga
O objetivo da Prefeitura de Muriaé com a implantação do Ambulatório Multiprofissional é garantir o tratamento adequado, tanto na qualidade, quanto na celeridade do desenvolvimento das nossas crianças com deficiência.

Share: