Foi realizada na Sexta Feira Santa, 30 de março, organizado pela Igreja Sagrado Coração de Jesus, a encenação da Paixão e Morte de Cristo no bairro São Joaquim pelo terceiro ano consecutivo. O evento teve como objetivo celebrar as festividades relacionadas à Semana Santa e retratar as situações enfrentadas por Jesus Cristo à época de sua crucificação. A homilia foi celebrada pelo o Pároco da Matriz Sagrado Coração- Dornelas, Pe. Adilson Nery.

Darlon de Oliveira Santos, coordenador da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, expressou sua gratidão e agradeceu à integração da comunidade na realização do projeto. “Graças a Deus, com a colaboração de todos, o apoio da Matriz no Dornelas e o incentivo do Padre Adilson, conseguimos mostrar o Cristo morto na cruz, mas ressuscitado ao terceiro dia. Temos nos empenhado para fazer o melhor para o crescimento da Comunidade. A encenação está, inclusive, relacionada ao tema da Campanha da Fraternidade, que vem retratando a violência. Cristo crucificado representa tantos irmãos nossos que estão pregados na cruz, mortos pela violência, pela tragédia e pela falta de amor do ser humano. Páscoa significa celebrar a Ressurreição de Cristo, que morreu na cruz por nós. Quando tudo parecia estar acabado, ressuscitou ao terceiro dia, trazendo esperança de dias melhores, de paz e de amor no coração do ser humano”, disse.

            A coordenadora do evento, Lolô Dornelas, explicou o significado do evento e como se dá a integração da paróquia para a realização deste projeto. “Para mim, é sempre uma alegria, porque servir a Deus é um dever do cristão. Nós temos muita experiência. Antes, essa Encenação ocorria no Parque de Exposições Lael Varella, e há três anos fazemos aqui no São Joaquim. É uma dimensão completamente diferente. Encontramos muito apoio das quatro comunidades que se unem: São Joaquim, Joanópolis, Santana e Cardoso de Melo. No Dornelas, está localizada a Matriz Sagrado Coração, então o povo se empolga, participa e faz o bem. É um momento muito forte e significativo de vivência cristã, porque nós presenciamos o que Cristo vivenciou com o objetivo de nos salvar. É uma proclamação do Evangelho de João, que relata muito bem essa vivência de Cristo nesse momento de dor e paixão. Aqui, no São Joaquim, são 50 atores, além das crianças e das pessoas que trabalham na organização, na estrutura e na iluminação. Eu me sinto muito feliz de ajudar, porque isso faz bem para a vida, para a saúde e para a alma”, contou.

            Sebastião José, ator responsável por interpretar Jesus, também expressou suas palavras sobre interpretar Cristo em sua crucificação. “Fico muito satisfeito e alegre por representar Jesus, sentindo na pele o que Ele sentiu. Para nós, que somos católicos, é um exemplo de fé muito grande. Precisamos acreditar e saber que isso é verídico e Ele está vivo entre nós. Todo dia Jesus faz alguma coisa por cada um de nós. Portanto, acho que deveríamos ser mais gratos e confiantes e ter muito mais fé”, concluiu.

           Logo após o descerramento da Cruz, os fieis seguiram em procissão com o Senhor Morto até a Matriz no Dornelas, onde então aconteceu o encerramento pelo o Pe. Adilson.

Share: