Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema.

Entre gente alcoolizada, imprudente, que fala ou escreve ao celular, dirige com sono ou anda acima da velocidade, a taxa de acidentes causados diretamente pelo jeito como dirigimos chega a quase 65%, segundo dados do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST). Ou seja, 65% dos acidentes seriam facilmente evitáveis se os brasileiros dirigissem responsavelmente.

O mês de maio foi escolhido porque, em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo. A cor amarela simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Share: