A Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, no bairro da Barra em Muriaé, sediou, no sábado 12 de maio, o I Encontro Diocesano – “Mães que oram pelos filhos”. O evento teve início às 8h, com um delicioso café da manhã e ocorreu durante todo o dia, encerrando ao final da tarde. Um grande público esteve presente, advindo da Diocese de Leopoldina MG, que é composta por 64 paróquias, das quais oito compareceram: Santana de Cataguases, Juiz de Fora (estava presente, mas não pertence à Diocese de Leopoldina) Fervedouro, Vermelho, Boa Família, Ubá, Macuco e Cachoeira Alegre. A cerimônia contou com momentos de oração e muita adoração com a participação e a benção do Pe. Carlos. A fundadora do movimento, Ângela Abdo, ministrou o encontro, junto com as coordenadoras dos grupos da cidade e toda equipe que participa no movimento em Muriaé.

Padre Carlos Roberto Moreira de Oliveira, Pároco da Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição na Barra, explicou como se deu a chegada do movimento em Muriaé. “Para nós, é uma alegria. O evento já existe no Brasil e agora, até mesmo, no exterior. Começou em Vitória ES, tendo como fundadora a Ângela Abdo, e chegou até Muriaé, inicialmente na Matriz São Paulo, na Comunidade São Francisco. Com isso, tomou dimensões maiores e foi acolhido também pela Paróquia da Barra, assim como a Comunidade Nossa Senhora do Rosário, pertencente à Matriz do Centro”, disse.

Ele também deu detalhes sobre como surgiu a iniciativa de realizar o evento na Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição. “É um movimento que tem sido acolhido por muitas paróquias, inclusive da nossa Diocese. Com isso, achou-se por bem realizar um encontro onde todas fossem convidadas. E o Bispo, Dom José Eudes, pediu para que eu pudesse acompanhar o movimento, dando o suporte que fosse necessário para que ele pudesse acontecer nas paróquias da Diocese, orientado pelo objetivo do movimento, que é justamente rezar pelos filhos, que tanto necessitam de oração. Este Encontro tem o objetivo de organizar e estruturar as pessoas que estão começando a participar a ter o conhecimento de seu carisma, para que ele possa ser implantado de acordo com o propósito da fundadora em suas comunidades. Por isso, temos hoje aqui vários representantes de paróquias da Diocese de Leopoldina”, relatou.

Padre Carlos aproveitou o momento para prestar agradecimento e expressar suas expectativas quanto ao evento. “Agradeço a presença da Ângela, que é uma pessoa extremamente ocupada, por questões tanto pastorais como familiares; às mães que organizaram o Encontro, tanto aqui da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição como das Comunidades São Francisco e Nossa Senhora do Rosário; e também às pessoas que se fazem presentes, tanto mães como pais e filhos. Espero que possamos fazer desse Encontro algo que venha nos ajudar a nos organizar e estruturar ainda mais, espalhando-nos por toda a nossa Diocese. Às mães, nosso abraço carinhoso para que se sintam sempre acolhidas, abençoadas e protegidas por Deus, que é Pai, e por Maria, que é Mãe de todas as mães”, concluiu.

Ângela Abdo Campos Ferreira, coordenadora nacional e internacional do Movimento “Mães que oram pelos filhos” e integrante da Paróquia São Camilo de Léllis (ES) na Arquidiocese de Vitória no Espírito Santo, expressou sua satisfação com a realização. “O Encontro foi bem acima das minhas expectativas, porque, como ocorreu na véspera do Dia das Mães e em uma data comercial, tínhamos o sentimento de que muitas mães teriam isso como impedimento. No entanto, a grande maioria superou os obstáculos e pôde passar conosco esse dia tão maravilhoso. A organização foi perfeita. Acredito que as pessoas foram bem atendidas. Quanto à condução do Encontro, pude perceber que todos os presentes conseguiram se deixar tocar pelo amor de Deus e as pregações e as músicas encontraram eco, porque elas estavam de coração aberto”, avaliou.

 

Share: