O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre promoveu uma comemoração ao Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, celebrado na última quarta-feira (25). O evento aconteceu na Comunidade Santa Isabel, no Ancorado, em Rosário da Limeira, e teve início com um belo momento de Celebração da Palavra. A festividade é resultado de uma parceria entre o Sindicato com o CPT, a COOPAF e a Cresol Sudeste de Minas. Ao final da celebração, teve um momento de confraternização com deliciosos caldos e sorteio de brindes.
Davi Aparecido de Oliveira, vereador de Rosário da Limeira, representante da Comunidade e vice-presidente do SRT, expressou sua felicidade com a comemoração. “Esta data é motivo de muito orgulho. Comemoramos com muita satisfação junto aos agricultores de Rosário da Limeira. Agradeço a Deus por nos permitir esta celebração, em que comemoramos o Dia do Trabalhador Rural e agradecemos pela fartura em nossa mesa. Nossa categoria leva alimento àqueles que moram nas cidades de todo o país”, disse.
O diretor-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Eduardo Antônio de Alcântara, falou sobre a função da entidade no papel de auxiliador da categoria. “A profissão de trabalhador rural é de grande importância para a sociedade e, portanto, não podemos deixá-la passar despercebida. Então, estamos relembrando as lutas, as conquistas e os desafios da profissão. Para o Sindicato, é importante que a categoria esteja atuante e seja representada. É uma grande alegria receber a todos nesta comemoração. E é também importante o apoio dos parceiros, como o CPT, a COOPAF, a Cresol e a participação do vereador Davi. É uma grande ajuda aos nossos trabalhadores rurais, pois precisam do crédito, da comercialização de seus produtos, da ajuda na questão previdenciária e da segurança de seus direitos. O Sindicato lutou e continuará lutando para que todos estejam seguros de seu futuro, como a aposentadoria, o salário-maternidade, os auxílios em caso de acidente ou doença, etc. O nosso movimento sindical funciona como uma assessoria aos trabalhadores rurais sobre seus direitos, orientando-os sobre a documentação e organização. Agradeço a presença de todos e espero poder comemorar a data novamente com os nossos trabalhadores rurais, que têm confiança em nosso trabalho. Estamos sempre trazendo novidades para promover a integração entre nossos associados e percebemos que eles respondem ao nosso chamado e fortalecem o movimento. Ficamos muito satisfeitos com a ajuda dos nossos parceiros e com o respaldo de nossos trabalhadores, que prestigiam o nosso trabalho e comemoram conosco. Sabemos que, com a nova reforma trabalhista, a questão dos movimentos sindicais se enfraqueceu, mas não seremos prejudicados, pois permanecemos fortes”, relatou.
João Paulo Dias da Fonseca, presidente da Cresol Sudeste de Minas, comemorou os avanços alcançados pela categoria, mas frisou os caminhos que ainda devem ser percorridos. “Fico feliz por ter tido a oportunidade, durante sete anos, de ser presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, uma organização da qual minha família sempre participou. E comemorar esta data é muito importante para que possamos reavivar a história do surgimento do Sindicato e relembrar todas as conquistas realizadas pelos trabalhadores rurais ao longo dos anos, como os direitos à previdência social, à moradia, ao acesso a linhas de crédito diferenciadas e ao mercado para escoamento de seus produtos, etc. É um momento para comemorar tudo de bom que foi conquistado ao longo dos anos, como também encarar os desafios que a categoria enfrenta, como o grande êxodo rural, a desvalorização dos produtos, as dificuldades de mercado, as questões ambientais, a ameaça de mineração, etc. É uma alegria muito grande participar desse evento e a Comunidade Santa Isabel está de parabéns pela participação”, ressaltou.

 

Share: