O Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto. Foi nesta data, no ano de 1962, que o então Presidente da República, João Goulart, sancionou a Lei 4.119, tornando a Psicologia uma profissão. A regulamentação só veio em janeiro de 1964, através do Decreto 53.464. Sete anos mais tarde, em 1971, foi criado formalmente o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Psicologia deriva do grego “psyche”, que significa mente ou alma e “logos” que significa conhecimento, razão, estudo ou razão. Assim, Psicologia pode ser compreendida como estudo da mente ou ciência da alma, uma de suas definições mais antigas. Ou seja, a psicologia estuda a alma, a mente humana.

Para comemorar o Dia do Psicólogo a Folha do Sudeste Bateu um papo com a Psicóloga Célia Bandeira de Melo.

 

FdS – Na sua opinião, qual a principal característica para ser um bom Psicólogo?

 

CBM – A principal característica de um bom profissional é saber ouvir. Gostar de estudar e ler para aprofundar nos casos que atende ou atendeu, nossa profissão precisa de leitura. Ter um profundo respeito pelo ser humano sem julgar ou ter opinião formada sobre o problema, cada caso um desafio. Orientar, em alguns casos, familiares ou o próprio paciente sem dar as respostas ou aconselhamento, isso é construído com ele , o paciente, pois não existe adivinhação.

 

FdS – Qual a missão profissional de um psicólogo?

 

CBM – A missão se define num processo de conhecimento de si próprio que o paciente desenvolve e o torna mais feliz com suas escolhas e decisões algumas dificuldades e perdas e reconstrução de seu projeto de vida…

 

FdS – Em quais campos de trabalho você atua?

 

CBM – Atuo na clínica e em Homecare e hospitais quando solicitada, tendo por 14 anos, trabalhado em CTI, Hemodiálise, Pronto-socorro, enfermarias e no consultório.

Faço grupos de estudo, palestras, e sempre estudando. Trabalho como voluntária no Grupo de Apoio a pacientes de Câncer o que me ensina e gratifica muito.

 

FdS – Dentro desses campos de atuação, qual a sua linha de trabalho?

 

CBM- Tenho formação psicanalítica e aprendi que os saberes são como encaixes a se fazer e aprender todo o tempo. Tenho pós Ema Psicologia médica hospitalar e em Psiquiatria, compreender a medicação utilizada e sua ação e interação são fundamentais nos dias de hoje onde a maioria usa medicamentos. E atuamos juntos com profissionais dessa área.

 

FdS – Como é possível medir o resultado de um tratamento psicológico?

 

CBM – O resultado pode acontecer muito tempo depois se você espera um agradecimento porém o que importa é a percepção do profissional que senti na transferência do paciente que fez todo sentido o que se trabalhou, produção intelectual afetiva …

FdS – Como a profissão é vista no Brasil? Já se consolidou bem?

 

CBM – Hoje é muito respeitada, há muitos resultados e muitas linhas de trabalho absolutamente bem sedimentadas em conhecimentos que a ciência comprova. Saberes que se somam e aprendizado adquirido na profissão. No Brasil há muito trabalho reconhecido por quem já fez terapia e ainda pouco pelos demais profissionais no tocante a remuneração dos planos de saúde e instituições.

 

FdS – Muitos pensam que o psicólogo só atua fazendo clínica, quais as outra áreas de atuação?

 

CBM- Muito se tem a conquistar, atuamos em Empresas com Orientação em Potencial Humano, na área educacional, em formação acadêmica, clínicas e hospitais, no domicílio e em pesquisas.

 

FdS – Deixe uma mensagem para quem pretende ingressar na profissão.

 

CBM – Amo minha profissão e se você respeita e quer auxiliar outro ser humano a se redescobrir, utilizar seu potencial e melhorar o seu viver… está no caminho da Psicologia, estudando sempre!

Share: