Uma emocionante festa de 50 Anos de Formatura da Turma de 1968 do Ginásio de Laranjal aconteceu na noite de sábado 13/10, na Casa de Festas Degraus. O evento reuniu 22 dos 27 formandos da época e prestou homenagem especial a Messias Soares Vardiero, então diretor da escola, e a outros funcionários e professores que lecionavam na ocasião: Inácio, Terezinha Brum, Tereza Deveza e Marta.

Por volta das 22h quando começaram as homenagens a emoção tomou conta de todos os presentes. O principal homenageado da festa, que foi acompanhado das filhas Dayse, Denise e das netas Andressa e Raylla, fez um belo discurso. Messias Vardiero, atualmente é provedor do Hospital São Paulo e presidente da APAE Muriaé, mas com uma vida voltada para o voluntariado, desenvolvendo inúmeros trabalhos sociais na cidade. “É preciso retribuir um pouco de tudo que eu recebi.”

Sr. Messias Vardiero iniciou sua fala agradecendo aos alunos presentes e aos que não se encontravam. “Meu agradecimento especial vai para o saudoso Senhor Norberto Berno que naquela oportunidade, mesmo eu sendo jovem, confiou a mim a direção do Ginásio, com mais de 600 alunos matriculados. Não poderia deixar de agradecer o meu braço direito de quando dirigia o Ginásio, a Tereza Moreira Deveza, uma secretária competentíssima.”

O orador ainda fez questão de lembrar todos os professores e professoras que trabalharam com ele. “Minha luta era grande, morar em Muriaé e trabalhar em Laranjal não era fácil como agora, as estradas eram de terra e o transporte precário, foram noites em claro. Mas sempre senti o carinho, confiança, respeito e consideração das pessoas por mim e pelas atividades que eu desenvolvia. Isso sempre me motivou.”

Messias Soares Vardiero deixou a direção da escola em 1973 quando foi aprovado em concurso para Fiscal de Rendas do Estado de Minas, de onde aposentou-se em 1991. Antes, em 72, ingressou no curso da Faculdade de Direito Vianna Júnior, concluindo o  em 1976, mas por incompatibilidade com o cargo que ocupava só começou a advogar em 2002.

O capricho com a organização do encontro era notado a cada pormenor. Os presentes desfrutaram de requintado jantar dançante com música ao vivo. Muito bate papo e história pra contar. Um detalhe chamava atenção: em todas as mesas porta retratos com a foto dos formando e na parte de trás o nome, endereço e contatos de cada um deles. “Assim os amigos não vão mais se perder!”, afirma José Manoel Brum, organizador da festa.

José Manoel (Dim), um dos organizadores do encontro, está com 71 anos, se formou em 68 e em seguida mudou-se para Juiz de Fora, onde fez o antigo Científico e em seguida cursou Engenharia Civil. Ele conta que sempre teve a intenção de reunir os amigos e matar a saudade. “Foi trabalhoso, mas não difícil. Precisamos demonstrar a essas pessoas o quanto são importantes aos nossos corações. Os homenageados sempre foram dignos de nossa gratidão e carinho. Eu agradeço a todos os presentes, porque eles são a festa.”    

Share: