A emoção e carinho entre formandos, professores e familiares eram visíveis durante os três dias de formatura dos alunos da Terceira Série do Ensino Médio da Escola São Paulo. Na quarta-feira (21) foi celebrada uma missa na Matriz São Paulo, já Colação de Grau aconteceu na quinta-feira (22), na Quadra Poliesportiva da escola e o baile na sexta-feira (23) na casa de festa ‘La Castro’. Um dos homenageados da turma foi o querido professor de Educação Física Carlos Baldanza, que trabalha na escola há 29 anos.

       “É muita alegria poder estar presente. Cada formatura é única, mas é importante também saber que eles já estão amadurecendo e tornando-se cada vez mais responsáveis. Participei de todo caminho percorrido pela maioria dos alunos aqui. É como se eu fosse um pai na beira do cais esperando o navio no qual o filho vai embarcar em busca de novos horizontes. Sei que terão sucesso e colherão frutos maravilhosos e tenho certeza que sempre se lembrarão do seu aconchego”, afirmou Baldanza, visivelmente emocionado.

       Alécio Faria Monteiro, professor de Física foi o patrono da turma. Ele diz que a função do patrono é orientar os alunos para que tome as melhores decisões. “É um prazer muito grande para a Escola São Paulo formar mais uma turma com muito êxito. Eu convivo com a maioria dos alunos desde pequenininhos. E essa confiança depositada na escola e na educação por nós oferecida é uma grande vitória.”

       Já o professor Rafael que foi o paraninfo da turma, também parabenizou e agradeceu pela honra de ter sido lembrado com tanto carinho.

       Um dos formandos tinha um motivo a mais para festejar. Era Leonardo Augusto, em emocionante entrevista à Folha do Sudeste ele contou que estuda há 8 anos na Escola São Paulo, porque ganhou uma bolsa integral depois de escrever uma carta ao professor Nicodemos Couto, Diretor da Escola. “Ele leu a carta e atendeu ao pedido. Professor Nicodemos sempre foi como um pai pra mim. Me  dava conselhos, ajudava quando eu precisava, brigava quando era preciso. Eu levo ele com muito carinho na minha vida. E pretendo fazer por outras pessoas o que ele fez por mim, até porque foi isso que ele sempre me pediu. Quando fui agradecer ele me disse: faça por alguém o que eu fiz por você, e eu quero fazer mais.”

       Leonardo ainda afirma que estudar na Escola São Paulo é uma grande chance. “Aqui têm um sistema de ensino muito bom, com professores excelentes e todos sempre muito dispostos a ensinar da melhor maneira e ajudar o aluno. Explicar a matéria novamente se for preciso. As pessoas que trabalham aqui são muito carismáticas e é sempre um ambiente familiar e descontraído, nos traz conhecimento de forma simples e objetiva.”

       O diretor da Escola São Paulo, José Nicodemos Couto, encerrou a solenidade com emocionado discurso onde se dirigiu diretamente aos formandos com palavras cheias de incentivo. “Essa cerimônia de formatura é um dos mais belos momentos de sua jornada, é a celebração de uma conquista. Com ela você compartilha a alegria com seus entes queridos assim como expressa seu reconhecimento com aqueles que de alguma forma fazem parte dessa vitória. A partir de agora, cada um de vocês está preparado para alçar vôos cada vez mais altos, onde a realização, com certeza, estará presente na vida de cada um. Fé na vida, fé no novo, fé no que virá. Vocês podem muito, vocês podem tudo e todo desejo de vocês com certeza será realizado.”

Com fotos do Jornal Folha do Sudeste e de André Rangel 

Share: