Iniciativa é realizada pela CBA, com apoio do Instituto Votorantim, em parceria com as secretarias de educação

Em novembro, a Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chegou ao seu 4º ciclo. Com o objetivo de aprimorar o ensino público dos municípios da Zona da Mata, a iniciativa reuniu agentes e gestores educacionais para o desenvolvimento das ações finais do ano. O programa é realizado pela CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) e Instituto Votorantim, em parceria com a secretarias municipais de educação.

Em 2018, o PVE tem como tema central a “Gestão com foco na aprendizagem”, apoiando os gestores na análise de resultados e qualificação das rotinas de acompanhamento e formação, a fim de que os alunos aprendam mais, melhor e no tempo certo. No quarto e último ciclo da iniciativa, o objetivo é acompanhar e fazer intervenções adequadas em relação aos alunos e professores que precisam de mais apoio, além de finalizar os estudos do ano.

O 4º ciclo do PVE foi subdividido em três dias de ações de campo e reuniões de formação com cada grupo participante. A secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues, a Nininha, fez um balanço positivo da parceria. “O PVE foi muito importante para os educadores e para as crianças no universo da leitura. Esta parceria contribuiu para o fortalecimento da educação pública de Muriaé. Estamos muito satisfeitos com todos os resultados obtidos”, afirmou Nininha.

Américo Baesso Júnior, Secretário de Educação de São Sebastião da Vargem Alegrem, também fez elogios ao encerramento das atividades: “O encerramento das atividades foi perfeito, com apresentações muito interessantes e premiações que serviram para coroar os trabalhos desenvolvidos no município. O PVE superou as expectativas, com um envolvimento muito grande de alunos e professores ao longo do de todo o ano”.

Neste ano, o PVE está presente em 104 municípios no Brasil, comemorando o centenário da Votorantim e deixando como legado o investimento na educação de cada localidade. “É com o sentimento de dever cumprido que encerramos mais um ciclo do PVE em Muriaé. Acreditamos que a educação é a base para o desenvolvimento e o programa é a síntese daquilo que objetivamos para os municípios onde atuamos”, disse  Elson Cristiano da Silva, coordenador de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Comunicação e Responsabilidade Social das Unidades de Mineração da CBA.

Criativos da Escola

Durante os eventos de celebração das ações do ano, foi realizado o reconhecimento dos Destaques Municipais do Desafio Criativos da Escola, iniciativa do Instituto Alana que tem o apoio do PVE, que tem o objetivo de fomentar o protagonismo juvenil. Em cada cidade participante do PVE, foi premiado um destaque municipal e esses concorrem na categoria destaque nacional.

Em Muriaé, o destaque municipal foi o projeto “Plantando sonhos e colhendo frutos”, da Escola Municipal Sérgio Lúcio Fernandes Amaral. A iniciativa mobilizou alunos, equipe escolar e comunidade para a construção de uma horta na escola. As alunas cercaram o local e sensibilizaram os colegas e pais para o trabalho em equipe.

Já em São Sebastião da Vargem Alegre, o destaque municipal foi o projeto “Princesas: do conto de fadas para a vida real”, da Escola Coronel João Vieira. Elaborado por estudantes do 9º do ensino fundamental, o projeto conta com ações e palestras sobre empoderamento feminino e diversidade. As alunas também fizeram desenhos de princesas da ficção, dando novas versões para personagens famosas. A intenção é produzir um livro a partir das gravuras.

Sobre o PVE

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) tem como objetivo contribuir com a educação pública municipal, incentivando e apoiando a gestão escolar e a mobilização social da comunidade. As suas atividades visam propor reflexões sobre a educação na cidade, sobretudo quanto ao que já tem sido feito e o que ainda é possível melhorar.

O PVE atua de forma articulada, a partir da parceria entre os gestores das Secretarias Municipais de Educação, as equipes escolares, a comunidade, as empresas do Grupo Votorantim, e as entidades como Comunidade Educativa (Cedac), Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Instituto Alana e Fundação Lemann.

Sobre a CBA

Produzimos alumínio do começo ao fim: extraímos a bauxita, transformamos o metal e oferecemos desde lingotes até produtos transformados como chapas e bobinas.

Tudo isso de um jeito bem sustentável.

Somos autossuficientes na extração da bauxita, produzimos toda a energia que usamos e somos líderes na reciclagem industrial do setor.

Isso tudo para conectar você ao mundo de oportunidades do alumínio.

O alumínio está no transporte que te move, nas janelas de sua casa, na embalagem de alimentos e no seu celular. Parcerias duradouras que transformam matéria-prima em soluções para o dia a dia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Votorantim

Share: