Muita música, apresentações e declamação de poemas deram o tom do 3º Encontro de Folia de Reis que aconteceu na noite de sábado, 26/01 em Laranjal e reuniu centenas de pessoas no Ginásio Poliesportivo  Jeremias Dias de Oliveira, o Industrial. A festa contou com a participação de cinco tradicionais folias da cidade e da região. Quem foi à quadra encontrou uma estrutura receptiva. O evento que começou por volta das 19h varou a madrugada. Não por acaso o encontro que está na sua terceira versão já se tornou uma tradição e promete ter vindo para ficar.

O Secretário de Esportes, Turismo e Cultura de Laranjal, Ademir Luiz da Silva, explica que o evento acontece sempre no último sábado de janeiro. “Nós nos encontramos com os diretores das folias e fazemos todo o planejamento, junto à administração municipal. Laranjal é uma cidade pequena e grande parte da população mora na zona rural e a Folia de Reis, por ser uma tradição católica é muito respeitada. Todos prestam muita atenção nos mestres e são momentos únicos e muito bonitos. A cada ano os grupos são renovados, a cidade tem folias centenárias e os jovens e crianças já participam, é uma forma de manter a tradição. Uma cultura que não pode acabar.”

O Prefeito de Laranjal, Sudário Amorim Carneiro, explica que a Folia de Reis no Município sempre foi motivo de grande orgulho para a cidade e atrai muitas pessoas de fora. “Afinal, temos folias na cidade de altíssima qualidade. É uma tradição folclórica, cultural e religiosa que sumiu das cidades maiores, mas nós vamos tentar manter essa tradição em Laranjal.”

João Dalvim Xavier é de Laranjal e um dos coordenadores do grupo de Folia de Reis do Arlindo, que conta com 26 participantes, ele explica que a cidade já é muito conhecida na região por possuir muitas Folias, então surgiu a ideia de fazer o encontrão. “Nós andamos durante seis dias, vamos de casa em casa cantando a folia e levando a tradição a quem quer nos receber. Então resolvemos fazer uma grande apresentação para o povo. É preciso manter as tradições, porque antes do Cristo nascer a profecia já era rezada e essa foi a forma que encontramos de levar a nossa homenagem ao Menino Jesus.”

A Folia do Firmino Torquato de Souza tem 30 integrantes e participa assiduamente do encontro. O próprio Firmino fala da alegria de ver outros foliões. “É um momento muito feliz. Entre os dias primeiro e seis fazemos as entregas e cantamos inclusive em outras cidades. Aqui encontramos outros companheiros e matamos as saúdes.”

Fernando Teixeira Matos é mestre folia há mais de 30 anos e um dos organizadores do evento. Ele conta com orgulho que as folias foram declaradas Patrimônio Cultural Imaterial pelo Governo de Minas. “Isso vem resgatar o folclore da região. O povo estava esquecido o que era a folia, porque a gente ficava escondido, muitas vezes só na zona rural. Levamos o registro, a bandeira e a mensagem do nascimento e adoração de Jesus. Não existe rivalidade entre nós e todos temos o mesmo objetivo que é levar a mensagem cristã.”

Share: