Livros, revistas, jornais, panfletos publicitários, banners, cartazes, etiquetas, convites e até notas fiscais. Se forem impressos, passam pelas mãos de um gráfico. E este profissional ganhou um dia especial em sete de fevereiro. Nesta data, no ano de 1923, época em que a indústria gráfica estava em pleno crescimento, aconteceu uma  grande greve dos gráficos em São Paulo. Eles reivindicavam melhores salários e condições de trabalho. O movimento foi liderado por João da Costa Pimenta e teve tanto sucesso que marcou o nascimento do sindicato dos Gráficos.

Johan Gutemberg (1400/1468) o “Pai da Imprensa” foi o responsável pela criação deste trabalho, feito através de tipos metálicos (letras em alto relevo) e tinta. A partir desses materiais e de uma técnica que permitia imprimir cerca de trezentas páginas por dia, Johan Gutemberg fez a primeira impressão da Bíblia Sagrada.  Hoje, só no Brasil são mais de 200 mil profissionais atuando na área. Os dados são da Associação Brasileira de Indústrias Gráficas e revelam que o mercado cresceu muito nos últimos anos.

A Folha do Sudeste parabeniza a todos os gráficos e em especial aos amigos e companheiros da Stylo Gráfica que imprimem com carinho, profissionalismo e dedicação o nosso jornal.

 

Share: