Encontro seleciona delegados para atuarem na seleção de propostas que resumam as principais necessidades da saúde básica do município

Começou na tarde de terça-feira, 26, no auditório do Prontocor, e segue até quinta-feira as Pré-Conferências Municipal de Saúde. E evento, uma série de reuniões realizadas em pontos diferentes da cidade prepara a população para a Conferência Municipal de Saúde que acontecerá nos dias nos dias 4 e 5 de abril, na Unifaminas. As apresentações da Pré-Conferência debatem os temas ‘Saúde como direito’, ‘Consolidação dos princípios do SUS’ e ‘Financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde’.

As atividades são preparadas pelo Conselho Municipal de Saúde e recebem profissionais da rede municipal, das instituições privadas, prestadores de serviço e usuários do serviço para que possam debater sobre a realidade da saúde em Muriaé e região.

De acordo com a Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Muriaé, Jaqueline Ribeiro, as pré-conferências trazem as demandas da população que serão levadas à conferência e também elege os delegados que terão voz e voto. “Nosso conselho tem funcionado de forma muito participativa com a população sempre procurando trazer o usuário e todos os atores envolvidos no SUS para contribuir com melhorias. E este é o momento de ouvir a voz de todos.”

O Secretário Municipal de Saúde, Paulo César de Oliveira, reafirmou a importância da realização das conferências de saúde. “Precisamos trazer a população para a discussão de todas as deficiências que acontecem na saúde para que possamos tirar propostas e melhorar a condição de atendimento do SUS.  Nenhum hospital sobrevive sem ter o SUS como parceiro, a não ser os muito grandes que só trabalham de forma particular.” As próximas reuniões acontecem hoje, às 19h na sede da Associação do Bairro Santana e, na quinta-feira, também às 19h, no auditório do Hospital São Paulo.

Fonte: Folha do Sudeste com ASCOM PMM

Share: