Centenas de contadores, empresários e profissionais da área estiveram presentes ao evento INOVA, promovido pela Alterdata em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Muriaé. O encontro aconteceu no Auditório do SENAI, durante todo o dia, na quinta-feira, 11/04. O analista de sistemas da Alterdata softwares, Heitor Carvalho Silva Gomes, esteve na cidade especialmente para conversar com os profissionais sobre o e-Social e apresentar a plataforma INOVA, utilizada para lidar com o novo sistema de prestação de informações ao Governo Federal, que tem o objetivo de tornar os processos dentro das empresas mais transparentes e menos complicados.

Heitor explica que muitos confundem o sistema com um novo regime tributário, mas trata-se apenas de uma unificação das informações trabalhistas. “Trabalhadores celetistas, estatutários, autônomos, avulsos, cooperados, estagiários e sem vínculo empregatício terão suas informações registradas no e-Social. O envio das informações pelo novo sistema vai substituir 15 obrigações legais para a empresa, como por exemplo o GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social e o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT.”

Durante o evento os presentes foram apresentados ao sistema INOVA da Alterdata e tomaram conhecimento do funcionamento do e-Social como: prazos, geração das fases do e-Social, recursos facilitadores do sistema DP, fechamento do e-Social x DCTFWEB. Também foram apresentadas ferramentas para o trabalho com o REINF, SPED-REINF, geração no sistema fiscal, utilização da inteligência artificial aplicada no escritório, simuladores tributários e a plataforma ContEasy, desenvolvida pela empresa.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Muriaé, Reinaldo Cicarone, afirmou que a  Alterdata é uma das empresas que dão maior suporte ao Sindicato no segmento de cursos e informações. “Ela sempre inova e aperfeiçoa as informações, e mais uma vez está promovendo um seminário onde os contadores poderão melhorar a forma de passar as informações para o governo quanto ao REINF e ao e-social. O governo constantemente emite novas normas e cria leis e precisamos acompanhar, porque é necessário que os contadores conheçam bem as normas e interajam com elas, por isso nos empenhamos em promover os eventos. Não podemos ficar alheios às informações sob pena de não conseguirmos trabalhar. Precisamos dar informações fidedignas para o governo e só conseguimos isso através de um engajamento dos contadores na reciclagem e na informação.”

Alexandra Aparecida Ribeiro Vieira trabalha na Exata Assessoria Contábil e participou do evento. Ela afirmou que a palestra foi muito proveitosa. “É uma integração entre clientes, medicina do trabalho e a nossa contabilidade, porque hoje estamos muito acostumados a não utilizar muito bem os arquivos digitais e até enviar informações com atraso. Mas agora, com os novos dispositivos, isso não será mais possível. Nós temos que nos adequar, e tudo é questão de acostumar nossos clientes a enviar os arquivos no tempo certo e estar inseridos na nova realidade.”

O sistema INOVA já foi apresentado em 103 cidades de todo o país, em mais de 150 palestras com um público estimado de aproximadamente 15 mil pessoas. Na região aconteceu um evento em Além Paraíba e no próximo dia 24/04, será a vez de Cataguases.

Share: