As comemorações da Semana Santa começaram em Muriaé dia 14 de abril, quando é celebrado o Domingo de Ramos, festa que dá início à Semana Santa. Como é de costume, a Matriz São Paulo realizou uma série de celebrações. A bênção dos ramos aconteceu cedo, às 7h na Praça Hastenreiter, de onde seguiu uma procissão até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a missa do dia. Outras bênçãos aconteceram no decorrer do dia em diversos lugares como na Praça Cel. Pacheco de Medeiros, na subida da Matriz em frente ao Colégio Santa Marcelina e à noite no Pátio da Igreja. Todas as celebrações foram seguidas de procissões e missas.

Além da Matriz São Paulo, todas as paróquias de Muriaé celebraram missas e fizeram a bênção dos ramos. A Paróquia Santa Cruz, Matriz São José Operário, no bairro Safira, fez a cerimônia na sede da  APAE e em seguida uma procissão até a Igreja Santo Expedito, no Cerâmica, onde foi celebrada a Santa Missa especial com o padre Paulo Roberto.

Na Comunidade São João Evangelista, no bairro João XXIII, também aconteceu a bênção dos ramos, procissão e missa celebrada pelo Seminarista Douglas e durante toda semana as paróquias e comunidades celebraram a Semana Santa, com extensa programação. De acordo com a Igreja Católica, o Domingo de Ramos é a celebração da entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, o símbolo da humildade. Ele é aclamado pelo povo e apontado como “Aquele que vem em nome do Senhor”, sendo crucificado dias depois.

Share: