Diversas missas comemoraram o Dia do Trabalhador em Muriaé. A manhã de quarta-feira começou com uma celebração religiosa às 7h, presidida pelo representante da Paróquia do Porto, Antônio Monteiro. Ele celebrou uma missa campal e ao final foram entregues troféus a cinco trabalhadores de diferente áreas, projeto de iniciativa da vereadora, Miriam Fachini. As homenagens foram entregues pelo secretário de Meio Ambiente Manoel Carvalho e pelos vereadores: Miriam Fachini, Jair Abreu, Evandro Cheiroso, pelo delegado Rangel Martino, e pelo Líder Comunitário Tão Pé no Chão.

Na Igreja São José Operário, no Complexo Cristo Redentor que faz parte da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro do Porto, a missa foi celebrada pelo o Padre Carlos Henrique Mariosa. A igreja ficou lotada. Os patronos, Sr. José Braz e sua esposa Dona Lédia Braz e familiares estavam presentes.

O Padre Mariosa afirmou que a missa faz parte das comemorações oficiais pela data. “Essa capela foi feita pela família Braz para que a nossa paróquia administrasse. Agora estamos assumindo oficialmente o espaço com a missa comemorativa. As celebrações acontecerão todos os segundos e terceiros domingos sempre às 10h30. Também poderão acontecer casamentos e batizados, para quem se interessar, mas isso só começará depois da formação do Conselho. Estou muito feliz com participação e presença de toda comunidade e também a presença da família Braz e de autoridades municipais. O Sr. José Braz e a Dona Lédia fizeram tudo com muito carinho.”

Outra missa importante foi celebrada pelo Padre Paulo Roberto na Matriz São José – Paróquia Santa Cruz, que tem o Santo como padroeiro da Igreja do bairro Safira. Ele explicou que todos os anos é realizada a cerimônia de encerramento do tríduo, antecedida por uma carreata, que este ano saiu do Batalhão da PM, às 18h, ela percorreu várias ruas e terminou com uma procissão.

“A igreja nos oferece duas festas de São José, uma 19 de março, que é de São José esposo de Maria e outra, em Primeiro de Maio, que é São José Operário. Tivemos três dias com missas em preparação para a grande festa de hoje. São José como operário faz todos nós pensarmos na situação do trabalho no Brasil. Hoje estamos vendo um cenário em que o trabalhador está sendo penalizado perdendo os seus direitos trabalhistas, avançando cada vez mais uma mentalidade liberal de extrema direita em que eles são penalizados. Celebrar São José Operário, a fé e a vida nos remete a pensar a nossa  própria vida e a nossa sociedade brasileira,” afirmou Padre Paulo Roberto.

A festa foi finalizada com uma confraternização no salão paroquial que ainda está em obras. Os fiéis compartilharam um lanche onde cada um ofereceu um alimento. O bolo de São José foi doado pela Igreja.

Share: