Cerimônia de outorga de condecoração celebra 164 anos de emancipação de Muriaé, comemorados em 16 de maio. Homenageados são pessoas que contribuíram para crescimento da cidade

No dia em que Muriaé comemora 164 anos de emancipação político-administrativa, o prefeito Grego fará a entrega da Medalha do Mérito Muriaeense José Alencar Gomes da Silva a 30 homenageados. A solenidade acontece nesta quinta-feira (16), a partir de 19h, no auditório do Memorial da Fundação Cristiano Varella, com entrada gratuita e livre a todos os interessados.

Os agraciados com a honraria são pessoas que, através do seu trabalho, tenham colaborado para o desenvolvimento de Muriaé em áreas como saúde, educação, economia, infraestrutura, segurança pública, assistência social, cultura e esporte, dentre outras.

Confira as biografias dos 30 homenageados da noite:

ADERBAL FERNANDES DA SILVA
Nascido em Muriaé, Aderbal Fernandes da Silva tem 63 anos de idade. É casado com Andréia e pai de três filhos: Caio, Cássio e Caíque.

Graduado em Engenharia Operacional Eletrônica e em Engenharia Elétrica, trabalhou em empresas como a Usiminas, no Hospital Naval de Marcílio Dias e também na Rede Ferroviária Federal.

Ao retornar a Muriaé, passou a atuar nas áreas de comércio, esporte e também na política. É proprietário da distribuidora de bebidas Comercial 3C e do clube Via Park.

Em 2017, a convite do prefeito Grego, assumiu a Secretaria Municipal de Obras Públicas. Ficou à frente da pasta durante cerca de dois anos, deixando-a em fevereiro de 2019 por motivos particulares.

ADILSON CAMPOS CARVALHO
O pastor Adilson Campos Carvalho é nascido em Leopoldina. Ele tem 56 anos, é casado com a médica Dra. Adriana Furtado de Oliveira Carvalho e pai de Lucas Oliveira Carvalho.

Ingressou aos 18 anos de idade no Ministério Pastoral da Igreja do Evangelho Quadrangular, ainda como obreiro credenciado. Quatro anos mais tarde, foi elevado a aspirante e, em 2002, tornou-se ministro do Evangelho.

Atualmente, atua como pastor titular na Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Planalto. Também é superintendente regional, sendo responsável por supervisionar 20 igrejas e congregações.

Além disso, juntamente com sua esposa, lidera o projeto social Restaurar, que oferece auxílio a crianças de Muriaé.

CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA
Filho de Pedro Antônio de Oliveira e Maria Aparecida Muratori de Oliveira, Carlos Eduardo de Oliveira é nascido em Muriaé e tem 37 anos de idade. Ele é casado com Etiana Mazzini de Oliveira, com quem tem duas filhas: as gêmeas Giovana e Laura.

Graduado em Direito e especialista em Ciências Penais, tem vasta experiência na área jurídica. Sempre através de concurso público, trabalhou como Oficial de Apoio Judicial, Assessor de Juiz (ambos no Tribunal de Justiça de Minas Gerais) e também como Procurador Jurídico do Demsur.

Em 2011, foi aprovado no concurso da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, instituição na qual passou a exercer suas funções.

Como defensor público, já atuou na área Criminal, Cível e de Tribunal do Júri. Atualmente, é responsável pelas áreas de Família, Sucessões e Saúde na comarca de Muriaé.

CLÁUDIO ROBERTO VENTURA
O produtor cultural Cláudio Roberto Ventura (o Claudinho) é filho de Maria José Saviano Ventura e Sebastião Ventura. Nascido em Muriaé, ele tem 43 anos de idade. É casado com Maria Aparecida dos Santos Ventura e pai de Sebastião Vitor.

Com grande parte de sua vida dedicada ao bairro onde mora e ao crescimento do carnaval em nossa cidade, Claudinho é fundador e presidente da Escola de Samba Unidos do Santa Terezinha.

Com a agremiação, criou em 2014 o projeto social de percussão que atende 80 crianças e adolescentes da comunidade. Já em 2012, ajudou a criar a Liga Carnavalesca de Muriaé, da qual também foi presidente.

Pelos serviços prestados em prol da cultura de Muriaé e pelo trabalho social desenvolvido no bairro Santa Terezinha, Claudinho recebeu em 2016 o Diploma de Honra ao Mérito do município de Muriaé.

COSME DA SILVA
Nascido em Muriaé, Cosme da Silva (o Cosmão) é filho de Isaura Custódio da Silva e de José Antônio Sebastião da Silva.

Passou sua infância e adolescência no bairro Santa Terezinha e, já na juventude, começou a trabalhar como carpinteiro de carrocerias, profissão que exerce até hoje.

Aos 24 anos, casou-se com Maria Sônia da Silva, com quem teve quatro filhos: Vanuza, Vanesca, Viviane e Vagner. Mudou-se então para a Encoberta, onde tem participação ativa na vida da comunidade.

Há 10 anos, fundou a Associação Cadeira de Rodas Amiga, pela qual fornece cadeiras de rodas e muletas gratuitamente para as pessoas necessitadas.

EDESIO ANTÔNIO SIQUEIRA DOS SANTOS
Nascido em Mutum no dia 13 de abril de 1959, Edésio Antônio Siqueira dos Santos é filho de Joaquim Antônio e Maria Siqueira dos Santos. É casado há 34 anos com Rogéria Rodrigues dos Santos e pai de três filhos: Alexandre, Augusto e Alessandra.

Ingressou no serviço público federal em 1985, na agência de Muriaé do antigo INPS, hoje chamado de INSS. Aqui em nossa cidade, trabalhou como habilitador previdênciário, supervisor e como chefe do serviço de seguro social.

Posteriormente, passou por outras agências em cidades como sua terra natal Mutum, além de Manhuaçu, Espera Feliz e Juiz de Fora, atuando inclusive como gerente.

Em 2017, foi nomeado para a função de Gerente-executivo do INSS, na qual faz a coordenação de 12 agências que atendem 68 municípios mineiros – dentre eles, o nosso município de Muriaé.

FERNANDO AFONSO AMBRÓSIO
No dia 17 de abril de 1963, nasceu Fernando Afonso Ambrósio, o quarto de cinco filhos do casal Geny e Armando Ambrósio. Casado há 31 anos com Isabel Cristina Soares Silva Ambrósio, é pai de dois filhos, Fernando e Bianca.

Iniciou seus estudos em Muriaé e, ainda jovem, foi para o Rio de Janeiro, onde graduou-se em Engenharia Civil pela universidade federal. Após a obtenção do diploma, voltou a Muriaé, exercendo a profissão na cidade durante seis anos.

Em 1993, ingressou na Receita Federal do Brasil, órgão para o qual trabalha desde então.

Atualmente, Fernando Afonso Ambrósio desempenha a função de chefe da agência da Receita em nossa cidade de Muriaé.

FRANCISCO DAS CHAGAS ROCHA
Natural da cidade de Tamburil, no Ceará, Francisco das Chagas Rocha tem 64 anos de idade. Ele é filho de Francisco da Silva Rocha e Telina Gomes Rocha.

Ainda criança, migrou com sua família do Ceará para Goiás, onde morou nas cidades de Anápolis e Alvorada. E Iniciou sua própria trajetória aos 17 anos, quando mudou-se para São Paulo.

Na capital paulista, casou-se com Maria Bernadete (com quem teve o filho Lucas) e descobriu aquela que considera ser sua verdadeira vocação: a de representante comercial.

Veio para Muriaé em 1995 para buscar novos mercados e acabou se firmando em nossa cidade. Já em 2002, fundou sua empresa no ramo têxtil, a Comercial Rocha – Elástico e Tecido, fornecendo matéria prima para confecções de toda a região e proporcionando cerca de 30 empregos diretos.

JACKELINY FERREIRA RANGEL
Nascida em Campos dos Goytacazes em 9 de setembro de 1980, Jackeliny Ferreira Rangel é filha de Genésio e Sandra Rangel. Ela é casada com João Baptista Paes Rangel.

Sua carreira profissional é totalmente dedicada à área jurídica. Ainda aos 19 anos, iniciou sua trajetória, ainda na função de técnica judiciária. Concluiu sua graduação em Direito em 2002 e, já no ano seguinte, assumiu o cargo de Oficial de Justiça Federal.

Ingressou no Ministério Público de Minas Gerais em 2005, atuando primeiramente na cidade de Aimorés. Chegou a Muriaé dois anos depois, desempenhando funções ministeriais na Primeira Promotoria da Comarca.

Especialista na área de Gestão em Segurança Pública, a promotora Jackeliny Rangel exerce ainda a Curadoria da Infância e Juventude em questões infracionais. Também atua na área de Execuções Penais, na fiscalização de estabelecimentos prisionais e no Tribunal do Júri.

JEFERSON VÍTOR APOLINÁRIO
Filho de José Apolinário e Maria Maroni Apolinário, Jeferson Vítor Apolinário, o Major Vítor, nasceu na cidade de Manhuaçu. Ele é casado com Selma Carla Ferreira.

Ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais no ano de 1991, através do curso de Formação de Soldados. Em 1996, graduou-se em Ciências Militares e, mais tarde, tornou-se especialista em Segurança Pública.

Em nossa cidade de Muriaé, exerce desde 2017 a função de subcomandante do 47º Batalhão de Polícia Militar, sendo o responsável pela gestão das questões operacionais.

Também presta assessoria direta ao comando e responder pela instituição em ocasiões de ausência do comandante.

JOÃO FRANCISCO DOS SANTOS
Filho de Francisco Cardoso dos Santos e Maria Assis dos Santos, João Francisco dos Santos nasceu em 5 de agosto de 1947, em Muriaé.

É pai de três filhos: Natália, Igor e Lívia, frutos de seu casamento com Maria de Lourdes Salgado, de quem ficou viúvo. Em 1998, casou-se novamente, desta vez com a professora Maria Helena Freitas Peçanha.

João Francisco teve sua vida dedicada à área da educação. Em Muriaé, trabalhou nas escolas Doutor Olavo Tostes e Professor Orlando de Lima Faria, onde foi diretor por sete anos.

Com vasta experiência na vida pública, foi chefe da Divisão de Ensino na Prefeitura de Ipatinga, durante a gestão de João Lamego Neto.

Em Muriaé, exerceu as funções de secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo (sendo responsável pela implantação da Escola Família Agrícola); chefe do antigo Departamento de Meio Ambiente; assessor técnico do Programa de Desenvolvimento da Zona da Mata; e, mais recentemente, chefe de gabinete já na gestão do prefeito Grego.

Em âmbito estadual, foi membro do Conselho de Extensão e Pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais entre 1994 e 2006.

Também dedicou seu trabalho à causa ambiental, desenvolvendo propostas para o Rio Muriaé e para o Parque Municipal do Itajuru. Nos anos 90, representou nossa cidade durante a ECO 92, no Rio de Janeiro.

Em 1999, João Francisco dos Santos foi condecorado pelo então governador Itamar Franco com a Medalha do Mérito Educacional.

JOSÉ NICODEMOS COUTO
O carioca José Nicodemos Couto nasceu no dia 12 de março de 1955. Ele é filho de Wolney Gonçalves Couto e Maria do Carmo Barreto Couto e neto de duas figuras ilustres da história de nossa cidade: o professor José Gonçalves Couto e o filantropo Raphael Barreto.

José Nicodemos é casado com Maria Célia de Souza Couto e pai de três filhos: Hyama, Arthur e Alice.

Aos 30 anos, mudou-se definitivamente para nossa cidade, e aqui exerceu diversas atividades. Foi presidente da Associação Ação Ecológica, ocupou cadeiras em diferentes conselhos e ajudou a organizar o Sistema Municipal de Educação.

Especialista em Produção Cultural, incentiva a arte e cultura através de eventos como o Festival Estudantil da Canção, o Anime Uai e o Música na Praça.

Atualmente, integra o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e também a diretoria de entidades representativas. É ainda membro titular do Instituto Raphael Barreto e diretor da Escola São Paulo.

Por todo o trabalho já realizado, recebeu a Cidadania Honorária de Muriaé e foi condecorado com diversos títulos.

LUCIANO DE OLIVEIRA ARCHETE
Filho de José Jácomo e Maria das Graças Archete, Luciano de Oliveira Archete nasceu em Muriaé. Ele tem 47 anos, é casado com Marília da Silva Paula Archete e pai da jovem Caroline.

Ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais em 1991, aos 19 anos, através do curso de formação de oficiais. Desde então, obteve diversas promoções, passando às patentes de soldado, cabo e terceiro sargento, sendo promovido a segundo sargento em 2016.

Atualmente, Luciano de Oliveira Archete desempenha a função de comandante do 5º Grupamento de Polícia Ambiental de Muriaé.

Em sua trajetória, foi condecorado com a Medalha do Mérito Militar nos graus bronze e prata; com o título de Honra ao Mérito municipal; e com vários prêmios de destaques operacionais.

LUIZ AMÉRICO DE AZEVEDO
Luiz Américo de Azevedo nasceu em Miradouro no dia 26 de janeiro de 1957. Filho de José César e Jandira Azevedo, é casado com Maria Eunice de Azevedo e pai de três filhos: Simone, Natam e Luiza.

Ao lado de seus irmãos Zezinho e Joel, trabalha como barbeiro há mais de 40 anos, sempre recebendo os clientes com carinho e atenção. O salão, localizado no Top Center, é ponto de encontro de várias gerações de pais, filhos e netos que buscam um serviço de qualidade e um ambiente familiar para contar e ouvir histórias.

Além da atividade de barbeiro, Luiz também se dedica à música e ao trabalho que muito o orgulha: o de combate à dependência química.

Com sua fé inabalável e amor ao próximo, já colaborou com a recuperação de 14 pessoas, acolhendo-os e levando a eles a esperança de uma nova vida.

MAÍTA ANDRADE MACHADO
Nascida em Belo Horizonte em 2 de fevereiro de 1979, Maíta Andrade Machado veio para Muriaé aos sete anos de idade. Ela é filha de Reinaldo Marota Machado e Maria Rita Andrade Machado. É mãe de dois filhos: os pequenos Júlio e Samuel.

Maíta estudou na Colégio Santa Marcelina. Seguiu para concluir seus estudos em Juiz de Fora, onde gradou-se em 2003 como arquiteta urbanista. Posteriormente, voltou a Belo Horizonte, especializando-se em Planejamento Ambiental Urbano e em Construção Civil.

Em sua vida acadêmica, já se destacava pelos trabalhos, relatórios e projetos desenvolvidos. Iniciou sua atividade profissional em 2003, passando por órgãos públicos e empresas da capital, inclusive coordenando projetos do Programa de Aceleração do Crescimento.

Em 2017, retornou a Muriaé para assumir o cargo de secretária adjunta de Obras e Urbanismo da Prefeitura, função que exerceu até fevereiro de 2019. Em nossa cidade, também trabalhou como professora do curso de Arquitetura do Centro Uiversitário Unifaminas.

MÁRCIO GUSMÃO
Nasceu em 1957, na cidade de Juiz de Fora. Engenheiro civil por formação, possui ainda especialização em Engenharia Rodoviária e mestrado em Geotecnia de Pavimentos.

Iniciou sua trajetória profissional em 1983 na empresa Engesur Consultoria, onde permaneceu por 10 anos. Entre 1995 e 2002, desempenhou a função de chefe do Núcleo de Operações Rodoviárias no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, o DNER.

Em 2003, seguiu para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, onde está até hoje. No órgão, iniciou suas atividades como engenheiro, passando posteriormente ao cargo de supervisor da unidade de Rio Casca.

Desde 2015, trabalha como chefe de serviço da unidade de Leopoldina, sendo responsável pela análise e tramitação de projetos de infraestrutura rodoviária e de transportes relacionados aos municípios da nossa região, inclusive ao da nossa cidade de Muriaé.

MÁRCIO LACERDA
Márcio Lacerda tem 73 anos de idade. É casado com Regina Lacerda, pai de três filhos e avô de cinco netos.

Nascido em Leopoldina, passou sua infância e parte da adolescência em Inhapim. Morou também em Caratinga e Teófilo Otoni, antes de se mudar para Belo Horizonte aos 17 anos.

Conquistou seu primeiro emprego na Companhia Telefônica de Minas Gerais, em 1965. Já em meados da década seguinte, iniciou sua trajetória como empresário, criando duas empresas de telecomunicações com presença em 16 estados brasileiros.

Começou a participar da vida pública na década de 60. Foi dirigente de entidades de classe, trabalhando em todo o país pela geração de emprego e renda.

Foi também secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e prefeito de Belo Horizonte por dois mandatos.

Entre 2015 e 2017, foi presidente da Frente Nacional de Prefeitos, auxiliando as prefeituras na busca por recursos para a realização de projetos de desenvolvimento.

Esteve em Muriaé em março de 2017, quando comandou o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.

Na ocasião, promoveu a capacitação da gestão pública, que iniciava seu mandato na cidade, para atuar nas áreas de infraestrutura, educação e transparência.

MARCOS ANTÔNIO MADRIAGA
Marcos Antônio Madriaga nasceu no dia 10 de julho de 1973, em Muriaé. Ele é o caçula dentre os sete filhos do casal Antônio Bernardino dos Santos e Maria Zenith Madriaga dos Santos. É casado com Iolanda Oliveira Henriques Madriaga e pai de três crianças: Laryssa, Ian e Maria Cecília.

Começou a trabalhar já aos oito anos de idade para ajudar com as despesas da família. Em 1995, ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais.

Atuou durante três anos na aplicação do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o PROERD, através do qual ajudou mais de 1.200 crianças muriaeenses a conhecerem os perigos das drogas e da violência.

Desde 2012, está na Polícia Militar de Meio Ambiente, onde aplica outro programa educacional – o PROGEA, através do qual leva informações sobre conservação e preservação da natureza para alunos de escolas públicas de nossa cidade.

Em sua atuação profissional, recebeu dezenas de honrarias policiais, dentre medalhas, troféus, notas meritórias e menções de elogio.

Também recebeu diversas homenagens do poder público municipal: o título de Honra ao Mérito, a Ordem Chico Mendes e o prêmio de Patrimônio Cultural da Fundarte, pela contribuição com ações de preservação.

MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA VILELA
Filha de Adão Benedito Bastos e Ana Maria Vilela, Maria de Fátima Oliveira Vilela nasceu em 29 de novembro de 1969, na comunidade de Patrimônio dos Carneiros, distrito de Itamuri. É casada com Dilberto Luiz de Oliveira e mãe de um casal: Pedro Henrique e Maria Clara.

Estudou até a quarta série na comunidade onde nasceu. Em 1980, veio para Muriaé com sua família para dar continuidade aos estudos.

Formou-se professora em 1987, obtendo ainda graduação em Pedagogia e pós-graduação em Coordenação Pedagógica.

Trabalha na rede educacional de Muriaé há 31 anos. Sua primeira oportunidade foi como professora na Escola Municipal São Geraldo, em Rosário da Limeira, então pertencente ao nosso município, e atualmente exerce a função de diretora da Escola Municipal Cléria Ticon Carneiro, no bairro Santana.

MARIA DO CARMO PAIS ALÁGIA
Maria do Carmo Pais Alágia nasceu em Astolfo Dutra, MG, no dia 14 de Julho de 1955. Ela é filha de José Paes de Souza e Balbina de Almeida Paes. Viveu sua infância e juventude em sua terra natal. Casou-se com José Próspero Alagia, com quem teve três filhos e cinco netos.

Formada em História, atuou como professora durante nove anos. Em 1982, ingressou no Banco do Brasil e, dois anos mais tarde, mudou-se para Muriaé, residindo até hoje em nossa cidade.

Em 1996, passou a fazer parte,como voluntária do Projeto Pró-Moradia, fundado e desenvolvido pelo saudoso Padre Tiago Prins. Atualmente na função de vice-presidente do projeto, dedica-se ao objetivo de proporcionar casa própria para famílias de baixa renda de Muriaé.

Em 2003, Maria do Carmo Pais Alágia foi agraciada com a ¨Medalha do Mérito Social, concedida pela Prefeitura de Muriaé.

MÁRIO HENRIQUES DE ALMEIDA NETO
Nascido em 23 de Abril de 1968 na cidade de Petrópolis (RJ), Mário Henriques de Almeida Neto veio para Muriaé aos oito anos de idade.

Estudou primeiramente na Escola Estadual Desembargador Canêdo e, mais tarde, no antigo Centro Educacional de Muriaé.

Aos 17 anos, retornou à sua cidade natal para concluir os estudos. Voltou para Muriaé em 1991 e passou a trabalhar na empresa da família, a Pedreira Muriaé, onde exerce até hoje suas atividades profissionais, atualmente como sócio-administrador.

Casado com Milena Soares Moebus e pai de Letícia e Melissa, tem a família como alicerce de vida. Desde os 20 anos de idade, pratica a fé na Igreja Cristã Maranata e, ordenado pastor em 2004, dedica-se ao ministério no bairro Dornelas e também na cidade de Divino.

MARLY DE SALES LOPES MATA
Filha de Manoel e Maria da Penha Lopes, Marly de Sales Lopes Mata nasceu em 29 de abril de 1956, na comunidade conhecida como Divininho, zona rural de Caiana, Minas Gerais.

Veio para Muriaé aos 10 anos de idade. Na cidade, estudou, fez faculdade e conheceu Dinard José da Mata, com quem se casou e constituiu família formada ainda pelos filhos Daniel, Dinard Filho e Laura.

Começou a trabalhar em 1973, primeiramente no ramo de comércio, passando por lojas tradicionais da cidade. Cinco anos depois, foi trabalhar como professora na comunidade da Capetinga.

Em 1979, ingressou na Previdência Social, trabalhando há 40 anos com o público. Desde 2008, exerce a função de gestora da agência do INSS em Muriaé. Também ministra palestras e levando orientações para cidades de toda a região. Em 2016, Marly foi nomeada Cidadã Honorária de Muriaé.

MÍRIAM SUELY RAMOS VASQUES DE BARROS
Nascida em 28 de outubro de 1970 na cidade de Muriaé, Míriam Suely Ramos Vasques de Barros é a filha mais velha de Alcemar Pereira Vasques e Maria da Conceição Ramos Vasques.

É casada com Célio Veiga de Barros, com quem tem três filhos: Túlio, Taylor e Mateus.

Graduada em Pedagogia e especialista em Inspeção Escolar, Educação Especial, Gestão Escolar e Gestão Pública Municipal, tem vasta experiência como professora, supervisora pedagógica e também como inspetora escolar.

Atualmente, exerce a função de diretora da Escola de Educação Infantil Professora Zélia Barros Carneiro, o Pró-Infância do bairro Napoleão, onde coloca sua vocação a serviço do crescimento educacional e do aprendizado das crianças de nossa cidade.

PATRICK TAVARES GOMES
Filho de José Gomes e Diana Maria Tavares Gomes, Patrick Tavares Gomes nasceu em 18 de agosto de 1977, na cidade de Tombos. Ele é casado com Fernanda Prado Furlani e pai da pequena Valentina.

Ingressou na carreira militar em 2001 e, ainda como aspirante, participou da formulação das Normas de Prevenção do Estado de Minas Gerais.

Promovido em 2005 ao posto de 2º Tenente, veio comandar o Pelotão de Bombeiros Militar de Muriaé, onde permaneceu durante quase quatro anos.

Neste período, coordenou os trabalhos de socorro e assistência às vítimas do rompimento da barragem de Miraí, ocorrido em 10 de janeiro de 2007.

Em 2010, já na condição de Capitão, assumiu o comando da Companhia de Bombeiros de Ubá, responsável pela atuação em 60 municípios da região, inclusive Muriaé.

Patrick Tavares Gomes recebeu variadas condecorações em sua trajetória – dentre elas, os diplomas de Mérito Militar, Defesa Civil e a Medalha Dom Pedro II.

PAULA CRISTINA DO ESPÍRITO SANTO
Paula Cristina do Espírito Santo nasceu em 24 de janeiro de 1981, em Muriaé. Seus pais são Sônia Machado e Paulo Olímpio do Espírito Santo e tem dois irmãos: Paulo Henrique e Adriana Paula. É casada com o músico Maikon Guimarães.

É professora por formação, mas trabalha há mais de 10 anos na área de seguros em nossa cidade.

Dedicada à causa animal, há vários anos vem participando de grupos em defesa dos animais.

Como fundadora do Grupo de Voluntários Amicão, vem resgatando e cuidando especialmente de cães e gatos, atuando também em parceria com o Centro de Zoonoses da Prefeitura de Muriaé.

POLYANA DA SILVA BITTENCOURT
Filha de Édson Rodrigues Bittencourt e Aracy Rosa da Silva Bittencourt, Polyana da Silva Bittencourt nasceu no dia 2 de julho de 1975, em Muriaé. É casada desde 1999 com Fernando Luiz Vargas, com quem tem um filho: o jovem Fernando Henrique.

Com formações nos antigos cursos Normal de Magistério e Normal Superior, além de especializações em Educação Infantil e Especial, Polyana dedica sua vida profissional ao ensino.

Sua primeira oportunidade de trabalho na área foi na Escola Estadual José Emílio Ribeiro, situada na comunidade do Barreiro, em Bom Jesus da Cachoeira – curiosamente, a mesma instituição onde estudou até a quarta série.

Passou por diversas outras escolas da cidade e, atualmente, desenvolve suas atividades na Escola Estadual Silveira Brum.

Além de lecionar, também teve experiência administrativa ao longo de sua trajetória. Entre 2001 e 2004, trabalhou como coordenadora das creches na Secretaria Municipal de Educação de Muriaé.

Fora da sala de aula, dedica seu tempo também a outra paixão: a pecuária. Assim, divide seu tempo entre sua residência na cidade e a fazenda, situada na mesma comunidade do Barreiro onde estudou em seus primeiros anos de vida e iniciou sua trajetória profissional.

ROSELENE MEDEIROS GOMES DE AZEVEDO
Roselene Medeiros Gomes de Azevedo é filha de Luzia Maria de Medeiros e Athkinson Gomes da Silva. Ela nasceu no dia 29 de janeiro de 1969, em Muriaé, onde sempre viveu. É casada com Wagner Augusto Moraes Azevedo e mãe de dois filhos.

Além da dedicação à família, se destaca também pelo trabalho que desempenha em prol da causa animal. Como voluntária do grupo Pedido de Socorro Muriaé, atua no resgate e cuidado especialmente de cães e gatos vítimas de abandono de maus tratos.

SÍLVIA CRISTINA DE CASTRO ALMEIDA
Filha de Rute Maria de Castro, esposa de Wellington Dornelas de Almeida e mãe de Isabelle, Sílvia Cristina de Castro Almeida nasceu em Belo Horizonte, no dia 9 de março de 1977.

Desde 1991, integra a Igreja do Evangelho Quadrangular. Formada pelo Instituto Teológico Quadrangular, exerce há 23 anos a carreira ministerial, sempre buscando ajudar as pessoas.

Em suas atividades, atua como escritora, palestrante e coach em liderança, além de fundadora e presidente da Academia de Líderes – nesta função, nos últimos 12 anos já treinou mais de 5 mil pessoas em seminários realizados em vários estados do Brasil.

Silvia Cristina é também pastora na Igreja do Evangelho Quadrangular de Muriaé, coordenadora regional de mulheres e integrante do CONEPAQ, o Conselho de Ética da igreja.

VINÍCIUS VARELA BASTOS
A biografia de Vinicius Varela Bastos remonta à própria história de Muriaé. Filho de Rubem de Paula Bastos e Silvia Helena Pereira Varela, ele é descendente de duas famílias tradicionais da cidade. Famílias que geraram médicos, empresários e políticos muriaeenses de destaque no cenário regional, estadual e até nacional.

Vinicius nasceu em 18 de novembro de 1984 e é casado com Priscila Portilho Ferreira Bastos. Na vida profissional, seguiu os passos de seu pai, graduando-se em Medicina.

Especialista da área de Oftalmologia, participa anualmente de congressos nacionais e internacionais, a fim de se manter sempre atualizado sobre novas descobertas e tratamentos das doenças oculares.

Em Muriaé, trabalha como chefe da Unidade de Oftalmologia do hospital Prontocor. Também participa ativamente, como médico voluntário, de campanhas educativas, preventivas e sociais – dentre elas, o programa Prefeitura no Seu Bairro, criado em 2017 pela administração municipal para levar diversos serviços gratuitos aos muriaeenses.

WALDER COSTA DOS SANTOS
Nascido em 25 de novembro de 1970 na cidade de Juiz de Fora, Walder Costa dos Santos é graduado em Letras, com pós-graduações em Gestão de Pessoas e Formação de Executivos e Coaching.

Começou a trabalhar aos 16 anos de idade. Desde então, atuou por mais de 20 anos como gerente comercial e administrativo em quatro instituições bancárias.

Há oito anos, ingressou no Sesc MG, passando por unidades de diversas cidades. Atualmente, está à frente da unidade de Muriaé, onde exerce a função de gestor.

Primando sempre pelo bem estar social, desenvolve seu trabalho com o objetivo de proporcionar a melhor qualidade de serviços de educação, lazer, assistência e cultura às comunidades de Muriaé e a todos os associados.

Fonte: ASCOM PMM

Share: