Foi um sucesso o desfile de moda realizado na noite de 21 de junho na praça principal de Rosário da Limeira, durante a solenidade de formatura dos 20 participantes do Centro de Qualificação e Aperfeiçoamento em Corte e Costura Industrial, oferecido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Um dos idealizadores do projeto, vereador Wanderlei Ferreira Dias, o Wanderlei do Nena, afirma que o evento ficará marcado em sua vida. “Estou no meu terceiro mandato como vereador e desde o meu primeiro, há dez anos, busco meios de incentivar o desenvolvimento do emprego e renda no município, através de políticas públicas. Crescemos e já conseguimos muito.  Este desfile é o primeiro de muitos que virão. É a marca da realização de um grande sonho que se tornou realidade.”

A Coordenadora do Curso, Elaine Balbino Meireles é Técnica em Moda e Vestuário e gerencia o Centro de Qualificação. “O curso é aberto para todos que pretendem atuar no ramo do vestuário, com formação como costureira. Também trabalhamos com corte industrial, modelagem e costura industrial. Atualmente já formamos e estão trabalhando mais de 60 alunos que passaram por esse treinamento. Muitos trabalham com carteira assinada e outros com facção. Muitas confecções têm vindo de fora e estão presentes em Rosário da Limeira atuando com nossos alunos.”

Elaine Balbino falou também da emoção com a realização do desfile. “É muito gratificante. Desde a primeira turma os vereadores e o prefeito José Maria, junto a todos da atual gestão, pediram para fazermos o desfile na praça, que é um lugar lindo, para turismo mesmo. É um local muito aconchegante onde todos gostam de vir passear, então hoje transferimos nossa formatura para cá. Fiquei muito feliz em realizar o sonho dessas pessoas tão especiais promovendo o evento que ficou lindo. São 212 horas de curso, distribuídos em quatro meses. É intensivo, com quatro aulas por semana, quatro horas por dia e a maioria delas, práticas. Eles recebem apostilas, folhas informativas e toda explicação à medida que desenvolvem os trabalhos.”

Paula Silva, uma das instrutoras com formação na área e cursos no SENAI, falou da emoção de formar mais uma turma. “É uma sensação de dever cumprido. Eu não imaginava trabalhar nessa área e a Elaine me achou e, agora, estou aqui. Esta é uma forma muito importante de ficar perto das pessoas.” “A Paula me dá a assessoria adequada e me auxilia muito no trabalho. A maioria dos nossos alunos não sabem nada de costura, ensinamos praticamente desde o que é uma agulha até o equilíbrio e domínio da máquina de costura”, elogia Elaine, anunciando o início de nova turma para a próxima quinzena.

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Rosário da Limeira, Diulia Rafaela Freitas da Silva, explicou que o objetivo da realização do desfile na praça foi despertar o interesse da população para um projeto tão importante desenvolvido na cidade. “Eu gostaria em primeiro lugar de parabenizar o prefeito José Maria e a sua esposa Elaine pelo empenho em fazer com que este trabalho desse certo, como está, de fato, acontecendo. Isso é muito importante, porque nossa cidade tem muitas confecções e os empresários estão procurando pessoas qualificadas, por isso estamos investindo nesta área. O desfile foi importante porque valorizou a autoestima dos estudantes, eles puderam usar as roupas que confeccionaram e todos puderam vê-las expostas na passarela. Quem não desfilou pode exibir suas criações em algumas crianças e jovens que se tornaram modelos nessa noite. Estamos na quinta turma do curso. A nossa mão de obra segue para outras localidades, a prefeitura disponibiliza dois ônibus que levam e buscam trabalhadores para Muriaé.”

O Procurador Municipal de Rosário da Limeira, Nilson Lopes, falou em nome do Prefeito José Maria Pinto da Silva, que não pode estar presente em função de problemas de saúde.  “Esta solenidade mostra o esforço dos nossos alunos para chegar até aqui. São pessoas que merecem ser valorizadas pelo trabalho e empenho. Esses alunos têm esperança e o município proporciona a eles a possibilidade de construírem seus sonhos. E agora deixam que eles mostrem a sua criatividade desfilando suas criações. Isso é inserção das pessoas e é uma marca deste governo a valorização pessoal e a geração de emprego e renda.”

Euzamar Maria Meireles da Silva, 56 anos, mora na comunidade do Ancorado, é aluna do curso de Corte e Costura de Rosário da Limeira, conta que esta é a segunda vez que participa das aulas e fala da importância do trabalho desenvolvido na cidade. “Cada vez que eu participo me apaixono mais pela ideia, pelo projeto, porque envolve não só as pessoas que fazem o curso, mas nossos familiares, vizinhos e a comunidade em geral. Meu sonho era aprender a costurar e agora consegui, é um grande aprendizado. Gostaria de agradecer a todos, a Deus em primeiro lugar, a Elaine e a Paula que elas são maravilhosas. O curso não forma apenas costureiras aprendemos a lidar com as pessoas, a entender o próximo e a ser útil em todas as áreas que vamos atuar. É só gratidão que podemos ter. Meu muito obrigada ao prefeito José Maria que tem sido um verdadeiro empreendedor nessa área, lutando muito por essa terra. Esse tipo de curso é uma porta que se abre para podermos trabalhar.”

Share: