Uma palestra promovida pelo Grupo Conviver Alzheimer em espaço cedido pela Escola Municipal Irene Pereira Dias Nunes conscientizou e trouxe muitas informações aos moradores do bairro Santo Antônio na noite de quarta-feira, 26. A palestrante foi a Psicóloga Maria Olinda Filó Mazzini com a participação da Assistente Social do PSF do bairro Santo Antônio, Thaís Rodrigues Alves e também a presença da presidente do Lions Helen Keller Wanderly Torres de Azevedo e demais companheiras. A coordenadora do Grupo Conviver Alzheimer, Nilza Maria Suede, explica a que o grupo completará três anos em setembro, e foi criado com o objetivo de auxiliar cuidadores e familiares de pessoas com a doença, que é neurodegenerativa crônica e a forma mais comum de demência. As reuniões são mensais sempre na última quinta-feira do mês na sala seis da Matriz São Paulo. A entrada é franqueada ao público. Mas a proposta da equipe é expandir o atendimento e promover encontros nos bairros da cidade.

“Nos reunimos numa espécie de grupo de apoio onde conversamos, convidamos especialistas para dar palestras e trocamos ideias sobre o problema. Neste novo projeto pretendemos encontrar pessoas necessitadas de apoio e esclarecimento, que não tinham conhecimento da nossa equipe. Este foi nosso primeiro encontro fora da sala e foi muito satisfatório, fomos muito bem recebidos pela comunidade e percebemos que conseguimos ajudar bastante”, diz Nilza Maria Suede.

A Assistente Social, Thaís Rodrigues Alves, relembrou a importância da prevenção e falou sobre os tipos de serviços prestados pela UBS que dá apoio a cuidadores e familiares de pacientes. “Nós viemos mostrar os trabalhos desenvolvidos e serviços ofertados pela equipe, tanto social, como psicologia, terapia ocupacional, educação física, nutrição e farmácia. É muito importante orientar a população sobre os meios de ter uma vida mental mais saudável e poder buscar na família o apoio para cuidar da pessoa com a doença. Destacamos a importância do cuidador se cuidar também, porque ele também precisa tratar a sua saúde mental, realizamos atendimentos individuais e orientamos sobre as questões dos benefícios especiais, e acesso a medicamentos de alto custo. Os pacientes com Alzheimer tem direito a majoração de 25% nos benefícios se forem aposentados, por exemplo.”

O vereador e médico Ginecologista e Obstetra do PSF do bairro Santo Antônio, Dr. José Carlos Alves, foi um dos apoiadores da reunião e falou sobre a importância de discutir o tema. “O Mal de Alzheimer manifesta-se lentamente e vai se agravando ao longo do tempo. O sintoma inicial mais comum é a perda de memória a curto prazo, com dificuldades em recordar eventos recentes.  A doença está crescendo no país até em função da maior expectativa de vida. Não temos cura, mas temos tratamento e, de certo modo, prevenção, que é o exercício da mente. Necessário ouvir música, ler, dançar, conviver em sociedade, e fazer atividades que mantenham a mente acesa. Por isso considerei este evento da maior importância e fiquei feliz com a participação expressiva de toda a comunidade. O grupo Conviver Alzheimer é de extrema importância para a sociedade. ”

O vereador Evandro Cheiroso é morador do bairro Santo Antônio e há muito tempo percebia que alguns vizinhos aparentavam ter o problema que afligia alguns familiares e cuidadores, que necessitavam de um maior esclarecimento. “Fiz questão de incentivar a realização da palestra, inclusive colocamos uma faixa no bairro convidando os moradores, porque entendemos a importância de discutir o assunto. Foi uma reunião muito boa com muitos convidados, temos diversos moradores que são cuidadores de pacientes com Alzheimer e eles puderam aprender muita coisa, de como lidar com os doentes. A psicóloga explicou muito bem como o problema se desenvolve, deu detalhes de como conduzir o convívio com os pacientes. Ela também falou sobre os sintomas e formas de prevenção.”

A diretora da Escola Municipal Irene Pereira Dias Nunes, Nilda Dala Paula, reafirmou a importância da escola servir como espaço para esclarecimento e acolhimento da comunidade. “Quando a Nilza me procurou pra realizar a palestra na escola aceitamos prontamente porque acho muito importante as pessoas terem o conhecimento de como lidar com pacientes de Alzheimer e o trabalho deste grupo é muito sério, valioso e importante para a conscientização dos cuidadores e das pessoas que convivem com este tipo de paciente.”

Maria Olinda Filó Mazzini afirmou ter ficado satisfeita com a palestra, que segundo ela, atingiu o objetivo. “Apesar de ser no meio da semana a proposta atingiu grande número de pessoas. A maioria afirmou ter casos na família e deu seu testemunho. Nossa proposta é conscientizar as pessoas sobre o que é o Alzheimer e como tratar do paciente com a doença. Como cuidadores e parentes devem proceder, porque uma pessoa bem informada tem condições de levar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com a demência. A doença não tem cura, mas tem tratamento que garante ao idoso uma melhor qualidade de vida por mais tempo, mas tudo depende do cuidado que se tem com ele.”

Psicóloga Maria Olinda Filó Mazzini – CRP/MG-04/53112 – atendimento a crianças, adultos e idosos – terapia domiciliar | olindafilo@hotmail.com / 32.3721-0559 / 98820-9620 | Rua Oswaldo Cruz, 345, Barra, Muriaé – MG

Share: