Na nossa vida acadêmica é muito importante participar de Congressos e Simpósios. É um momento importante para divulgar nosso trabalho e aprender com o dos outros profissionais. Tem um pensamento do Goethe que exemplifica isto:

“Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras ideias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente, a providência move-se também. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer que você possa fazer ou sonhe que possa, faça. Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora.” Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832 dC)

No período de 10 a 13 de julho ocorreu no município de Cuiabá o XV CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE no Centro de Eventos do Pantanal com a participação de mais de 4000 pessoas de todas as regiões do Brasil.

No evento Cataguases se fez presente com aprovação do trabalho em pôster digital com o título AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO PROGRAMA DO TABAGISMO NA CIDADE DE CATAGUASES. O trabalho científico foi realizado na unidade básica de saúde Dr. Paulo Guilherme do Carmo Schelb pela aluna de enfermagem Daniela da Silva Miranda da faculdade de Muriaé com o apoio do coordenador do programa municipal de combate ao tabagismo o médico Dr. Joseph Antônio Freire. Este trabalho é exclusivo e único, pois nos 25 anos da implantação do Programa Saúde da Família é a primeira vez que o município se faz presente em um congresso brasileiro de medicina de família e comunidade; e único pois até a presente data não existem trabalhos que avaliem a eficácia do programa.

“Eu gosto da atenção básica, pois ela oferece um conjunto de iniciativas voltadas ao cuidado da população no ambiente em que vive, a partir de programas e ações. Nesse caso: oferece um grupo de apoio para as pessoas tabagista que querem parar de fumar chamado“Programa de combate ao tabagismo “

 Esse programa foi uma iniciativa do INCA com o Mistério da saúde em 1986 com a criação do Programa Nacional de Combate ao Fumo, essa iniciativa teve como propósito reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivado do  tabaco no Brasil. Tais como: câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias) e doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses). Há ainda outras doenças relacionadas ao tabagismo: úlcera do aparelho digestivo; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. Os fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes. Além disso, envelhecem mais rapidamente e ficam com os dentes amarelados, cabelos opacos, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo.

Share: