Os bailarinos que se apresentaram no Festival de Dança Brasileira de Joinville, em Santa Catarina, o maior do Brasil e realizado na sede do Boeshoi no país, voltaram ao palco na noite de terça-feira, 30, no Antiteatro do Colégio Santa Marcelina, durante abertura de evento da Secretaria Municipal de Educação de Muriaé e encantaram o público. Riquelme Tavares de Paula, 14 anos, Ana Eliza Tavares Silva, 14 anos, Samuel Otávio da Silva Tavares, 15 anos e Daniela Tavares Barros,13 anos, apresentaram a mesma coreografia de Frevo do Festival. Eles são alunos do professor de dança e coreógrafo, Diones Henrique de Castro, que mantém um projeto social ensinando dança aos jovens do bairro Padre Tiago e foi o responsável por levar os jovens ao festival.

Diones conta que seu sonho sempre foi se apresentar neste festival em Joinville, mas que nunca conseguiu. Ano passado, esteve no evento, frequentou as oficinas e desde então estimulou os alunos e trabalhou com eles. “Estes meninos seguem comigo há cinco anos. Quando estive no festival além dos cursos, assisti a todos os espetáculos peguei todos os mecanismos de funcionamento e em janeiro decidi montar uma dança para eles, escolhemos o Frevo, uma dança popular brasileira, fizemos o vídeo, enviei para a primeira análise, que é a pré seleção, e entre 3500 coreografias eles foram selecionados para o palco aberto, se apresentaram e tiveram uma grande oportunidade. Nosso maior obstáculo era levar eles até lá em função da falta de verbas, pois eles vem de comunidade carente, mas a cidade nos abraçou e conseguimos chegar até lá. E hoje nos apresentarmos neste evento tão importante da educação, convidados pela Secretária Nininha, é mais uma grande oportunidade,”

Samuel contou um pouco da experiência de viajar e se apresentar. “Nossa, quando eu cheguei foi muito emocionante, lá faz um pouquinho de frio, mas a vontade de dançar era grande. Também conhecemos o Parque do Beto Carrero e a nossa apresentação foi muito boa mesmo. E se tiver outra oportunidade quero ir.” Daniela de 13 anos também contou como foi conhecer o outro lado do Brasil. “Foi muito bom, gostei bastante, andei pela primeira vez de avião e passei meu aniversário lá, ganhei esse presentão.”

Ana Eliza  disse que considerou a experiência maravilhosa. “Foi uma sensação ótima, valeu a pena todo trabalho que tivemos. Riquelme faz coro com os colegas e afirma ter aproveitado muito a viagem à Joinville. “Foi uma prática muito boa, apresentação correu muito bem, agradeço ao Diones por nos proporcionar este sonho. Se precisar voltar lá ou ir a outro lugar estamos muito bem preparados e ensaiados.”

Share: