O dia 25 de julho é dedicado às comemorações em homenagem a São Cristóvão, o Santo padroeiro dos viajantes, motoristas e caminhoneiros. Durante a manhã de domingo, 28, foi promovida uma carreata em homenagem ao Santo. Os fiéis levaram a imagem de São Cristóvão, em carro aberto, saindo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Porto, e seguindo por dezenas de ruas da cidade, passando por diversos bairros, BR 356 e atravessando Muriaé. Antes, eles participaram da Missa dos Motoristas, celebrada às 9h, pelo o Bispo Dom José Geraldo da Cruz, de Juazeiro na Bahia e pelo Pároco Pe. Carlos Mariosa. A Carreata percorreu  várias ruas da cidade, retornando ao bairro do Porto, onde aconteceu a emocionante benção dos veículos.

A festa que chegou a sua 73ª edição contou com a participação de centenas de pessoas e o auxílio de empresários que tradicionalmente assinam o livro de ouro com doações para o evento. Este ano, o patrono do evento foi o empresário José Luiz de Souza e sua família, eles são proprietários da JL Materiais de Construção, que funciona no bairro São Pedro. José Luiz e a esposa Marilei contam que aceitaram o patronato com imensa emoção e se sentiram muito honrados com o convite. 

“Foi uma honra aceitar o convite e participar. Desde criança eu acompanho a festa e este ano, como sempre faço, vim com toda a família para prestigiar. É uma grande emoção. Minha empresa completou dez anos em abril deste ano e ganhamos este presente que nos trouxe muita alegria. Entregar o Livro de Ouro para a nossa igreja é uma grande responsabilidade, mas também uma grande honra, porque desde criança participava com meus pais e hoje vim com quatro caminhões para o evento”, afirmou o empresário.

Sua esposa, Marilei, fez questão de complementar a fala do esposo, contando o esforço da família. “Temos uma trajetória de muita luta e conseguimos chegar a uma meta boa para fazer a doação e a entrega do livro à Igreja. Agradeço a todos os colaboradores. Todo ano meus filhos Rodrigo e Ronniely fazem questão de participar. O Rodrigo viajava muito para o Nordeste, e mesmo assim, fazia questão de estar em Muriaé para a Festa de São Cristóvão.”

O Padre Carlos Henrique Mariosa contou um pouco da história do Santo que, como era um homem muito forte, se colocava às margens de um rio para atravessar pessoas. No local não havia pontes e muitas se afogavam. “Um dia uma criança pediu para ser atravessada e à medida que o santo andava a criança pesava cada vez mais, como se fosse o mundo. Era o Menino Jesus que ele carregava. O homem mudou o nome para Cristóvão, que quer dizer, aquele que carrega o Cristo. Mesmo nos momentos difíceis, Jesus está nos amparando, protegendo, então isso é motivo de alegria.”

O padre ainda conta que são 73 anos de festa, sem interrupções e agradeceu o empenho do empresário José Luiz e sua família pelas arrecadações do livro de ouro. “Essa é uma benção de Deus, Ele está intercedendo por nós e pelos motoristas. Tivemos três dias de festa, sexta, sábado e domingo, e encerramos com a carreata, sempre fazemos essa festa no último final de semana de julho. Este ano tivemos como patrono o José Luiz da JL Materiais Construções, ele aceitou com muito amor e carinho. Agradecemos a todos que colaboraram conosco na festa de São Cristóvão, que Deus retribua isso com muitas bênçãos e paz.”

Share: