A Escola São Paulo preocupada com a educação no trânsito inaugurou na tarde de sexta-feira, 2 de agosto a sua “Transitolândia”. O espaço foi criado em parceria com a Prefeitura de Muriaé, através do Demuttran, Departamento Municipal de Transportes e Trânsito, que forneceu o projeto e a mão de obra para pintura da pista no pátio da escola. O objetivo da “Transitolândia” é fazer com que as crianças tenham contato com as noções de trânsito, promovendo a formação de cidadãos mais conscientes e cumpridores das regras de circulação nas vias públicas. O espaço tem diversos tipos de sinalização como faixas de pedestres, rotatória e pistas de circulação de veículos, por exemplo.

O Diretor da Escola São Paulo, Professor José Nicodemos Couto, explicou que a ideia da “Transitolândia” surgiu quando representantes das escolas foram convidados para uma reunião sob o comando da Polícia Militar, a fim de discutir o intenso fluxo nas regiões nos arredores das instituições de ensino, nos horários de entrada e saída dos estudantes. “Como já fazíamos um trabalho no embarque e desembarque das crianças, na frente da Escola São Paulo para auxiliar na mobilidade do trânsito, acabei conversando com o Capitão Pimentel sobre o desenvolvimento de um trabalho mais aprofundado de educação no trânsito. Depois de uma visita do oficial às dependências da escola para verificar o espaço disponibilizado, o projeto começou a tomar corpo e foi providencial com ajuda do Demuttran.”

Aline Tomé Bastos, professora da Educação Infantil (segundo período) da Escola São Paulo, falou sobre o projeto, proposto pelo sistema “Caminho Positivo de Ensino”, adotado pela Escola. “As crianças estudaram sobre a cidade de Muriaé e região e destacou o trânsito que cresce a cada dia e assim prosseguimos, inclusive, a discussão sobre conscientização e segurança no trânsito. Então, essa proposta do Diretor, vai enriquecer ainda mais o nosso trabalho de sala de aula, porque elas vão aprender da forma mais gostosa possível, que é brincando. Assim, elas desenvolverão uma prática, uma vivência com os pais e com a família. As crianças demonstraram muito interesse e se empenharam nas brincadeiras educativas.”

Como são muitas turmas, a Escola vai organizar um calendário, para que a cada dia, todas as turmas da Ed. Infantil possam participar da Transitolândia. “As atividades precisam ser realizadas com o apoio do Demuttran. Gostaria de ressaltar o trabalho extraordinário dos funcionários deste departamento. O próximo passo é a capacitação de professores, para, com a ajuda da PM, desenvolver as atividades. Assim vamos formar cidadãos mais conscientes e principalmente, que respeitem não apenas as regras, mas a vida”, conclui o Diretor. 

“Educação no Trânsito – Uma questão de consciência e responsabilidade.”

Share: