A Comarca de Miraí terá novo Fórum e as obras do prédio que vai receber o nome de Fórum Ministro Antônio Martins Vilas Boas têm previsão de início para novembro deste ano. O Secretário de Cultura e Turismo de Miraí, Marcos Paulo Albuini, informou que as obras devem ser concluídas no prazo de um ano.

Uma solenidade na tarde de segunda-feira, 23/09/2019, no Espaço Ellegance, marcou o anúncio da empreitada pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais -TJMG, Desembargador Nelson Missias de Morais, que esteve em Miraí especialmente para a ocasião e recebeu o Título de Cidadão Honorário da cidade. Também foram agraciados com a honraria o Desembargador do TJMG Dr. Vítor Inácio Peixoto Parreiras Henriques, o Juiz da 3ª Vara Cível de Muriaé, Dr. Maurício José Machado Pirozi e o Presidente da Energisa MG, Dr. Eduardo Alves Mantovani. Ainda estiveram presentes os Desembargadores Alvin Soares, Agostinho Gomes de Azevedo e Domingos Coelho além de diversas autoridades locais e regionais.

Dr. Nelson Missias de Morais lembrou que a construção de novos fóruns no interior do estado tem sido uma das marcas de sua gestão à frente do TJMG. “Estamos buscando garantir melhores condições de trabalho aos magistrados e servidores e, naturalmente, uma prestação jurisdicional mais célere e mais efetiva aos cidadãos. Acredito que este trabalho vai se revelar em sua totalidade nos próximos meses e anos, graças ao trabalho que estamos realizando agora.”

O chefe do Judiciário Mineiro ainda fez questão de agradecer aos miraienses e ao Vereador e Presidente da Câmara Almir Alves de Araújo, autor da proposta, a outorga do título de Cidadania Honorária. Ele elogiou as belezas naturais da cidade, lembrou-se Ataulfo Alves e destacou a contribuição e o empenho dos Desembargadores Peixoto Henriques, Alvim Soares e Amauri Pinto Ferreira, do amigo Henrique Pereira e dos Juízes Consuelo Silveira Neto e Márcio Tricote, para a criação do novo prédio.

Um dos agraciados com o Título de Cidadania Honorária de Miraí e juiz da 3ª Vara Cível de Muriaé, Dr. Maurício José Machado Pirozi, afirmou estar muito emocionado com a distinção. “É muita honra ser lembrado, porque aqui chegamos em 2009, jovens na carreira e aqui crescemos, fizemos amigos. Foram três anos de trabalho em Miraí e temos muitos amigos aqui. E depois de tanto tempo esse reconhecimento vem e é motivo de muita emoção e de muita gratidão.” Outro Cidadão Honorário de Miraí, o Presidente da Energisa MG, Eduardo Alves Mantovani, também afirmou estar emocionado com a distinção. “Sempre tivemos grande amizade com o povo de Miraí, então isso nos dá muito orgulho. Receber essa homenagem me deixa emocionado e este será um diploma que terá lugar de destaque no meu escritório. Agradeço ao presidente da Câmara Municipal Almir Alves, um colega de tantos anos de trabalho que se aposentou na Energisa e hoje recebo esta honraria de suas mãos, para mim, é uma grande satisfação.”

Já o Desembargador do TJMG, Dr. Vítor Inácio Peixoto Parreiras Henriques, buscou na Odisseia de Homero palavras para expressar seu agradecimento e sintetizar sua satisfação. “Quando este personagem descreve o Monte Olimpo diz assim: E ao Olimpo onde o dia brilha (como brilha em Miraí), onde felicidades sempre ternas posam ali os seus alicerces. É essa felicidade e essa alegria que sinto ao dizer que agora sou Cidadão de Miraí.”

O Diretor do Fórum de Miraí, Juiz Dr. Felipe Teixeira Cancela Júnior, destacou a importância da construção de uma sede para abrigar o judiciário da cidade. “Um novo prédio para o nosso Fórum atesta o intuito de oferecer um espaço digno para receber o cidadão e para que os profissionais da Justiça trabalhem com mais conforto e segurança. Assim vamos proporcionar o melhor para a comunidade e o cidadão, alvos e razão do serviço público”.

O Prefeito de Miraí, Luiz Fortuce, afirmou que a cidade vive um de seus dias mais importantes. “É a realização de um grande sonho, que só foi possível graças à convergência de forças de pessoas da nossa cidade e amigas de Miraí.”

O presidente da Câmara Municipal de Miraí, Vereador Almir Alves de Araújo, explicou que a decisão de entregar o título ao chefe do Judiciário Mineiro e aos demais homenageados é um gesto de gratidão pela construção do novo Fórum, o qual irá gerar muitos empregos diretos e indiretos e teremos um juiz titular e um promotor morando na cidade, é o que tanto almejamos. “Há muito tempo Miraí deseja uma nova sede para o Judiciário local, unimos então com a administração municipal e o prefeito Luiz Fortuce e conseguimos o terreno. Será construído em um local plano e na entrada da cidade. Esta obra do TJMG vai valorizar em muito nossa região.”

Sobre a nova sede do Fórum

O Superintendente Administrativo Adjunto do TJMG, Desembargador Gilson Soares Lemes, apresentou o projeto de construção do novo Fórum, durante a solenidade. O prédio vai ocupar uma área de aproximadamente 800m² com um total de 750 m² de área construída e vai funcionar na Avenida Santa Cecília, no Bairro Fábrica.

A nova sede da comarca contará com um pavimento, com espaço para uma vara, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), Juizado Especial, Tribunal do Júri e setores de apoio, concentrando todo o atendimento jurisdicional em um só local.

A edificação será acessível às pessoas com dificuldades de locomoção e construída segundo princípios da sustentabilidade e segurança, com sistema de iluminação eficiente, sistema eletrônico de controle e segurança de acesso e sistema de ar-condicionado em todos os ambientes, para proporcionar a adequação da temperatura com eficiência e economia.

O espaço terá ainda estacionamento com 14 vagas, sendo quatro para motos, e um bicicletário com oito vagas. O valor estimado da obra, que deve ser concluída até de 2020, é de R$ 4,15 milhões.

Share: