Oito de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e para lembrar a data a Folha do Sudeste entrevistou uma mulher empreendedora que venceu barreiras e com muita criatividade e profissionalismo, hoje está a frente de uma loja, uma empresa de viagens turísticas, e ainda arranja tempo para cuidar da casa e da família. Trata-se de Suzana Alves Correa de Souza, proprietária da tradicional A Montanha e da agência de turismo que leva seu nome ‘ Suzana Tour’.

Ela conta um pouco de sua trajetória que começou como professora e coordenadora escolar, profissões que já conciliava com as funções no comércio da família, onde além de trabalhar no balcão, organizava o estoque e coordenava toda logística. A loja de roupas, acessórios e calçados, feminino e masculino, existe há 47 anos e é referência no ramo em Muriaé. Muito bem preparada e estruturada, também oferece produtos de cama, mesa e banho. Mas quando se aposentou do magistério, em 2012, Suzana resolveu transformar esse trabalho em uma grande paixão: viajar. “Queria dividir com amigos todo prazer que tenho em viajar, então organizei a primeira excursão, levei um grupo de 25 pessoas para Recife, deu tudo muito certo, e não parei mais.”

“É um trabalho que exige muita dedicação e organização, dependemos de outras pessoas e, às vezes, temos desencontros, mas consigo levar em frente e fazer com muita honradez e honestidade. Se eu não tivesse o apoio do meu esposo e dos filhos eu não seria capaz de realizar. Meus filhos cuidam da parte de comunicação e divulgação do meu trabalho e meu esposo é meu assessor, está sempre viajando comigo e me ajudando em tudo que eu preciso, então esse é o motivo de conseguirmos vencer”, avalia a empresária.

Sobre conseguir ser multitarefas, trabalhando em várias frentes, inclusive no lar, Suzana afirma que disciplina e dedicação são essenciais. “Não é tarefa fácil, mas não podemos desistir dos nossos sonhos porque encontramos barreiras e dificuldades. Mas elas precisam ser superadas, porque não são intransponíveis.”

Suzana teve sorte, afirma que durante toda sua trajetória nunca enfrentou preconceito ou machismo. “As pessoas me respeitam muito, antes de ser professora, ocupei outras funções e as pessoas sempre tiveram muita consideração por mim.” Como mensagem final, a empresária divide um conselho dado pelo seu pai. ‘Coloque seus ideais nas estrelas, ainda que fiquem pelo meio do caminho’. No mais, quero dizer para você mulher que Deus esteja abençoando poderosamente a sua vida, que você lute pelos seus sonhos, pelos seus ideais e concluo com um versículo que está em provérbios 31:10. Ele diz: ‘A mulher será  bem sucedida se ela temer o Senhor.’”

A próxima viagem da Suzana Tour será para o Rio de Janeiro no dia 28 de março. Quem levar a edição da Folha do Sudeste, com a publicação desta reportagem, na sua loja A Montanha, na Avenida Monteiro de Castro, 384 na Barra, ganha um desconto no passeio.

Share: