Projeto foi agraciado com a primeira colocação no Reforest

A parceria entre a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) conquistou mais um grande destaque: a premiação em primeiro lugar com o trabalho sobre restauração florestal durante a quinta edição do Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal (Reforest). Realizado no mês de junho, em Belo Horizonte, o Reforest é o maior evento de restauração florestal no Brasil.

 

O evento, promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF), trouxe apresentações de trabalhos científicos diversos, abordando diferentes temas no contexto da restauração florestal, como biodiversidade, sustentabilidade, monitoramentos ambientais, entre outros. Os três melhores trabalhos apresentados foram selecionados e premiados, ficando em primeiro lugar o projeto “Restauração florestal e a mineração de bauxita no sudeste de Minas Gerais: principais resultados dos bioindicadores de monitoramento”, de autoria de Wesley da Silva Fonseca (UFV); Sebastião Venâncio Martins (UFV); Christian Fonseca de Andrade (CBA); Rodrigo da Silva Barros (CBA); e Juliana Marcela de Paiva (CBA).

O gerente das Unidades de mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, celebra a longevidade das linhas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, coroadas pela premiação no Reforest. “Esse é mais um passo que demonstra claramente a robustez dos projetos ambientais realizados pela Companhia em conjunto com a UFV no território da Zona da Mata mineira. É nossa missão influenciar que outros empreendedores façam um ótimo uso dos diversos trabalhos publicados por meio dessa parceria valiosa de mais de 15 anos”, pontua.

 

Parceria em destaque

A parceria UFV-CBA foi representada no evento com as palestras do professor Sebastião Venâncio Martins (UFV) e da engenheira florestal Juliana Marcela de Paiva (CBA), que destacaram os vários resultados positivos obtidos pela Companhia e pelo Laboratório de Restauração Florestal da UFV (LARF), além de projetos alinhados aos objetivos da Agenda 2030 do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

O trabalho premiado apresentado pelo doutorando da UFV Wesley Fonseca é uma síntese dos resultados dos estudos de monitoramento com bioindicadores aplicados pela equipe do LARF em áreas mineradas e restauradas, bem como em áreas de compensação, sob coordenação do professor Venâncio, que há mais de uma década coordena projetos na linha de restauração florestal em parceria com a CBA. Além de Wesley, também apresentaram trabalhos no Reforest os alunos Laily Katherine Sanchez Duenez e Fagner Darlan Dias Corrêa.

 

Para o professor, o prêmio de melhor trabalho apresentado no Reforest vem valorizar a dedicação do seu orientado Wesley e de toda a equipe do LARF/UFV, bem como atestar as práticas da Companhia em seus projetos de restauração florestal. “Por meio do monitoramento da restauração florestal realizada pela CBA em suas áreas mineradas e de compensação, temos comprovada a sustentabilidade ambiental da mineração de bauxita na região de Miraí e Itamarati de Minas ao longo de mais de 15 anos de parceria entre Universidade e Empresa”, celebra.

 

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

 

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

 

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação Empresarial

Share: