Fechado em setembro de 2019, o Mercado do Produtor Rural Alberto Dala Paula Filho foi reaberto com estrutura de um Mercado Municipal á altura dos comerciantes que trabalharão naquele espaço. O galpão que servia de abrigo á uma feira semanal, aos sábados, foi demolido pela gestão anterior. Problemas estruturais e espaços sem a menor condição levaram a obra a ser embargada.
Porém, em 2023 as obras foram retomadas e o prédio reconstruído pela atual administração municipal que não mediu esforços para transformar o local em um espaço público condizente com os trabalhadores que ocuparão aquele mercado.
A Prefeitura de Muriaé inaugurou, na noite de quarta (10) o prédio que abrigará o mercado. Serão 84 boxes, 60 na parte de baixo e 24 na parte de cima. O prefeito Marcos Guarino lembrou que o espaço, além de beneficiar os produtores e comerciantes, vai contribuir para o fortalecimento do comércio na região central.

A construção conta com dois pavimentos. No térreo são 60 boxes e pavimento superior, 24 boxes. Boxes estes que serão distribuídos e destinados às mais diversas finalidades como: venda de quitanda, comercialização e exposição de artesanato, empório e mercearia, piscicultura, venda de produtos pet, floricultura, açougue, dentre outros.
Também terá espaço dedicado para lanchonete e restaurantes, além de serviço de atendimento bancário e alguns serviços públicos municipais.

O novo Mercado Municipal conta com áreas de convivência, banheiros e fraldário (espaço família) em ambos os pavimentos, além dos ambientes técnicos como Depósito de Material de Limpeza, sala de Administração e monitoramento.

A edificação pode ser acessada por todos os lados, pelas quatro fachadas, e internamente pode-se transitar pelos corredores, escadas e elevadores livremente. Toda a edificação foi projetada para receber todos os usuários, sendo acessível universalmente.
De um modo geral, os detalhes como iluminação, os efeitos dos vitrais, a pintura dos painéis internos, os mobiliários e paisagismo foram pensados para fornecer uma experiência agradável aos usuários e trabalhadores. Os boxes foram pensados de forma que cada concessionário pudesse personalizá-lo internamente conforme sua demanda. Eles contam com instalações básicas como: pontos de energia elétrica, iluminação e instalações hidro-sanitárias. As paredes foram pintadas pela artista plástica, Talita Kutialski com figuras que remetem o que o espaço irá proporcionar.

Jorge Féres

Mais de 500 pessoas estiveram presentes no ato inaugural do Mercado Municipal Jorge Féres, em homenagem a um produtor rural que amava Muriaé, foi venerável mestre da Loja Maçônica Missionários da Luz; provedor da Casa de caridade Hospital São Paulo e ajudava quem necessitava.
Familiares de Jorge Feres relembraram a trajetória dele como profissional. Falecido em 2008 aos 72 anos, teve em sua trajetória o trabalho incansável. Começou buscando alimentos no norte de Minas e no Estado do Rio de Janeiro na década de 50, ele comercializa em Muriaé. Fundou empresas e atuava na política do município, mesmo que de forma indireta.

Alberto Dala Paula Filho

O Mercado do Produtor Rural Alberto Dala Paula Filho ocupou por anos este espaço. Ele foi um dos primeiros feirantes de Muriaé a se estabelecer fisicamente neste espaço. Ele foi um produtor rural de fumo, comercializava e vendia e foi um dos incentivadores da venda direta do produtor para o consumidor. Teve seis filhos. Alberto, Adilson, Ailton, Ailson, Marinilza e Nilson Paul Dala Paula já falecido. Destes, três se encontravam presentes nesta solenidade.

 

Share: