No sábado 30 de setembro, aconteceu mais uma edição de sucesso do evento poliesportivo Equipíadas, promovido pelo Colégio Equipe Muriaé sediado na Unifaminas. A primeira etapa, que aconteceu no mês de março, a Equipíadas Mirim, foi voltada para as crianças estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Dessa vez, os jogos, denominados Equipíadas Juniores, foram exclusivos com as turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, com idades entre 11 e 15 anos. Foram 6 modalidades: futsal, handebol, natação, vôlei, queimada, basquete, tanto para masculino quanto feminino. Participaram um total de nove Colégios Equipe, representando 9 cidades da Zona da Mata Mineira: Muriaé, Leopoldina, Viçosa, Cataguases, Rio Branco, Ponte Nova, Juiz de Fora, Tocantins e Rio Casca. A Equipíadas acontece também em outras regiões e era realizada anualmente em Muriaé, mas depois que foi desmembrada por segmento de idade e escolaridade, tendo duas edições por ano, essa é a 3ª da fase Juniores. O Colégio Equipe estuda a possibilidade de realizar a Equipíadas com os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Cláudia de Paula Bouzada Furlani, professora de Geografia e coordenadora dos 7º e 8º anos, e Suely Aparecida Ribeiro Matos, há 4 anos no colégio, coordenadora do 1º ao 6º ano, mostraram sua satisfação com os resultados na questão de organização e logística do evento, com a participação da maioria das unidades Equipe presentes, representando várias cidades da região. “O objetivo foi interagir os alunos dos colégios, proporcionar esporte, saúde e educar através da atividade física. É uma socialização, união das unidades. Um torneio que envolve toda equipe gestora. Foi uma satisfação muito grande, pois aprendemos muito com eles também. Apesar de cansativo, vemos bons resultados e estamos colhendo os frutos, com a reciprocidade de carinho e afetividade entre alunos e o corpo docente. Isso nos traz uma gratidão imensa. As Equipíadas permitem sair da rotina de sala de aula, levar algo diferente aos alunos. Foi também um prazer imenso receber as unidades de outros municípios”, disseram.

Alex da Silva Pinto, professor de Educação Física há 4 anos no Colégio Equipe, trabalha com o Ensino Fundamental I (1º-5º ano), sendo também  treinador de handebol. Ele acredita que essa edição foi muito boa, acima da média, assim como a Equipíadas Mirim, anteriormente realizada, que teve toda uma recreação envolvida. Para ele, o fato de todos os jogos acontecerem dentro do horário, prova o alto grau de organização. “Mesmo com a chuva, que caiu na parte da tarde, por termos que usar a quadra coberta, foi outro evento maravilhoso, em que conseguimos atingir um ápice de organização, assim como o Equipíadas Mirim em março. Suprindo todas as expectativas e coroando nosso trabalho, conseguimos fazer uma boa competição. O diretor Magno é um profissional fantástico, sensacional, não existe igual. Está sempre apoiando, dando oportunidade para as pessoas que merecem. Agradeço pela oportunidade que ele me deu, de trabalhar no Equipe, que é um colégio de ponta. Sem menosprezar os outros, mas temos um alto grau de organização e estamos sempre levando o nome da cidade o mais longe possível. Ficamos  felizes com mais essa possibilidade de interação dos profissionais e dos núcleos, pois nos damos muito bem. Prezamos pelo respeito e companheirismo, por isso não dá problema nenhum”, afirma.

Segundo o diretor Magno Perim, tudo transcorreu da melhor maneira possível: os alunos ficaram muito satisfeitos, os pais estiveram presentes torcendo por seus filhos e, o mais importante, teve a questão do fair play, já que alguns jogos não puderam ser realizados devido ao tempo chuvoso, com a quadra descoberta. “Os treinadores entenderam o que propusemos. Não aconteceram as finais, então os dois semifinalistas seriam os campeões. O acordo foi aceito, pois muitas vezes temos que ceder para as coisas acontecerem dentro da normalidade. Tivemos apoio da Secretaria Municipal de Esportes, que na última edição da Equipíadas Mirim cedeu a Rua de Lazer. Agradecemos também a Unifaminas, através do parceiro Eduardo, que cedeu o espaço. Estamos muito felizes com o sucesso de mais essa edição”, completa.

Share: