O Centro Universitário FAMINAS abriu suas portas, nesta sexta-feira (12/11), para uma cerimônia marcante e repleta de emoção para 220 casais. Com direito a marcha nupcial, entrada com tapete vermelho e bolos individuais para cada família festejar o tão esperado “sim”, foi realizada a celebração do casamento comunitário, uma iniciativa da instituição de ensino superior em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), e os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais de Muriaé, Itamuri, Belisário, Vermelho e Pirapanema, Boa Família, Rosário da Limeira e o Terceiro Ofício de Notas de Muriaé.
A celebração ecumênica aconteceu em dois blocos (às 16h e às 19h), no Salão Nobre da FAMINAS, com a participação de 110 casais em cada um deles, a fim de atender aos protocolos sanitários vigentes.
Juiz responsável pelo Cejusc da Comarca de Muriaé, Dr. Juliano Carneiro Veiga presidiu a cerimônia. “O amor é o que faz tudo valer a pena a cada dia. E, agora, vocês formalizam algo que já era vivido por vocês há muito tempo. Perante a lei, terão a oportunidade de divulgar para o mundo que estão, sim, casados”, afirmou Dr. Juliano aos casais. A cerimônia contou, ainda, com a mensagem do juiz de paz de Muriaé, Aílton Lopes, aos noivos.
A ação desta sexta-feira foi a última etapa do projeto “Mutirão do Casamento Civil”, que teve como proposta regularizar do estado civil de casais que viviam juntos há mais de um ano, como se já fossem casados. Os interessados se inscreveram, entre os meses de maio e junho, e todos que estavam dentro dos pré-requisitos, inclusive apresentando a documentação exigida, foram contemplados com a realização de todo o processo de forma gratuita.