Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Muriaé, por meio do setor de Juventude da Fundarte, reuniu diversos grupos, projetos e movimentos sociais ligados à causa negras, através do evento ‘Afrinize-se’, que aconteceu nos dias 19 e 20.
O Africanize foi desenvolvido em abril deste ano pelo setor de Juventude e tem como objetivo unir todos os projetos artísticos e movimentos ligados as causas negras, afim de ser ponte entre o poder público e sociedade civil.
A iniciativa é coordenada pelos jovens Marina Morena e Jhonatan Fragoso (Chouji) e ganhou força com o evento realizado sexta-feira (19) no Teatro Gregório de Mattos Guerra, um encontro de lideranças dos movimentos negros com palestras variadas. Mais de 65 pessoas que compareceram, mesmo com a forte chuva.
Os palestrantes foram o militante Wesley Ferreira; Deisiane Camilo e Sandra Franklin (advogadas e integrantes do Coletivo Preta Sou); Alan Gomes (rapper Tayoba) e Nathaly Souza (estudante de história).
Os assuntos foram a importância da união de todos na desconstrução do racismo e da intolerância religiosa ligada também a religiões de matrizes africanas como o Candomblé e a Umbanda.
Ainda na sexta-feira, os presentes puderam apreciar a dança da atriz ‘Fefe Martinez’ ao som da música “Maria da Vila Matilde”, de Elza Soares, e as artes em desenhos de Olivia Souza e Alan Gomes. No contexto, cenas da periferia tendo pessoas negras como protagonistas.
Estiveram presentes o vice-prefeito, Marcos Guarino, a diretora da Fundarte, Gilca Napier, e os vereadores Anderson Oliveira e Delegado Rangel.
Nesta terça-feira (23), aconteceu no setor de radioterapia do Hospital do Câncer de Muriaé (HCM) a primeira radiocirurgia estereotaxica (SRS) guiada por imagem (IGRT) realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, a paciente Cristina Pires foi a primeira pessoa a ser submetida a essa radiocirurgia no HCM pelo SUS.
O procedimento utiliza uma técnica de alta precisão que só foi possível graças à aquisição do novo Acelerador Linear Infinity. Neste equipamento, há direcionamento de diversos feixes de radiação com foco preciso, que podem ser utilizados para tratar tumores no cérebro, pulmões, fígado, coluna e outras partes do corpo.
Essa conquista do Hospital do Câncer de Muriaé foi alcançada por meio de uma emenda parlamentar. De acordo com o Deputado Misael Varella, um dos responsáveis pela emenda, a iniciativa beneficiará muitos pacientes. “É muito gratificante poder ver que os recursos destinados por mim à fundação estejam sendo usados para melhorar a qualidade nos procedimentos, aumentando as chances de cura, dando conforto aos pacientes e esperança no tratamento”, disse Misael Varella.
Em sessão ordinária realizada pela Câmara de Muriaé nesta terça-feira, dia 23, os vereadores autorizaram o Executivo municipal a efetivar abertura de um total de R$3.581.727,10 para a Saúde. Os recursos serão destinados ao combate e atendimento à covid e à ação de apoio e fortalecimento à Atenção Especializada – PL’s 267 e 270.
Aprovados em primeira, segunda e terceira votação, os projetos foram colocados em votação por determinação do presidente da Casa, Afonso da Saúde (PTB). Segundo Afonso, “projetos da saúde têm prioridade de tramitação e votação na Câmara”.
Além destes, foram aprovados ainda o PL 268, que acrescenta ação às metas físicas da Lei 5.571/2017 – Plano Plurianual de Muriaé; e o PL 269, acrescentando dispositivo à Lei Municipal 6.002/2020.
Todas as matérias são de autoria do Executivo municipal.