lucia lucia hele

Evento literário “Bloomsday” é celebrado em Muriaé

O “Bloomsday”, um dos eventos culturais mais tradicionais do planeta, foi celebrado em Muriaé pela primeira vez. A atividade idealizada e organizada pelo professor Adellunar Marge, e apoiada pela Prefeitura, através da Fundarte, e pelo CCAA, aconteceu na noite de segunda-feira (16), no Grande Hotel.

O evento é uma homenagem ao livro “Ulisses”, do escritor irlandês James Joyce, e seus personagens, o casal Leopold e Molly Bloom. Em Muriaé, as atividades consistiram na leitura de textos e poemas que fazem referência à obra, além da apresentação de parte do monólogo final da personagem feminina em inglês, francês, espanhol e português. “É um texto que não possui qualquer pontuação, o que permite a cada leitor captá-lo de uma forma diferente. A leitura em línguas variadas é interessante para destacar esta interpretação livre, especialmente com o uso repetido da palavra ‘sim’ ao longo dos versos”, afirma Adellunar.

Considerado um dos marcos da literatura ocidental contemporânea, o livro “Ulisses” narra os acontecimentos vividos por Bloom durante 18 horas do dia 16 de junho de 1904, relativizando-os com passagens e personagens da ‘Odisseia’, de Homero. “A data tornou-se feriado nacional na Irlanda, sendo o único feriado do mundo criado em homenagem a um livro, e é comemorada em diversos países. No Brasil, as grandes universidades também costumam marcá-la com atividades culturais”, explica.

Há controvérsias sobre o ano em que o Bloom’s Day começou a ser comemorado. Alguns especialistas indicam 1925, três anos após o lançamento do livro; outros afirmam que foi nos anos 1940, logo após a morte de James Joyce. A hipótese mais aceita, no entanto, aponta que o início do evento foi em 1954, ocasião do 50º aniversário do dia retratado na obra.

Fonte: Prefeitura de Muriaé

 

Share: